21/12/2011

PELE PROTEGIDA

Cuidados redobrados no verão garantem uma pele mais bonita o ano todo.

É verdade que a pele deve ser protegida durante todo o ano, independente se o dia está ensolarado ou nublado. Porém, quando chega o verão todos querem sair, refrescar-se na piscina e praticar esportes ao ar livre. Então não há muita opção: o jeito é proteger-se com mais atenção ou tratar as consequências de anos de exposição ao sol.

Passar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicar a cada 1h30min e utilizar outras formas de proteção (tais como ficar na sombra, usar chapéu, viseira ou boné) são procedimentos indicados pelos dermatologistas. Não há dúvidas de que esses passos são fundamentais para a saúde da nossa pele, mas na hora de escolher o produto mais apropriado, sempre surgem alguns questionamentos, não é mesmo?

Por exemplo, você sabia que além de consultar o fator de proteção, FPS, é necessário verificar também o nível do PPD? O Persistent Pigment Darkening é o medidor relativo aos raios UVA, o tipo de raio emitido pelo sol que causa o envelhecimento precoce, ressecamento, manchas, rugas entre outros problemas à pele. É considerado o raio mais violento por estar presente nas quatro estações do ano, em dias nublados e com nuvens e ainda atravessa vidros e tecidos e é o maior causador do câncer de pele. O coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Marcus Maia esclareceu as dúvidas mais comuns.

O protetor que eu uso no dia a dia pode ser utilizado também na praia? Existe diferença entre eles?

Dr. Marcus Maia - Desde que aplicado corretamente (aproximadamente 40 ml para uma pessoa de 70 kg), podemos usar o mesmo protetor nos dois casos. Isso porque o filtro do dia a dia, sempre com FPS 15 no mínimo, tem capacidade de proteção correta e absoluta e deve ser o mesmo em qualquer uma das atividades.

Na praia, é melhor aumentar o FPS e o PPD?

M.M - Cada tipo de medida protege contra um tipo de raio. O PPD ajuda a bloquear os UVA, que são mais intensos, e o FPS os UVB. Assim sendo o FPS pode ser o mesmo, mas o PPD quanto maior melhor para a pele. É bom ressaltar que infelizmente poucos produtos trazem essa informação, mais encontrada em dermocosméticos.

Posso passar protetor corporal no rosto?

M.M - A pele do nosso rosto é naturalmente mais oleosa. Se você passar o filtro solar corporal no rosto, estará mais sujeito a cravos e espinhas. Recomenda-se, por isso, um filtro oil free para o rosto, que são cosmeticamente mais agradáveis.

Quais são as novidades em proteção de pele para o verão 2012?

M.M - Fala-se muito de filtro solar com restauradores de pele, como, por exemplo, a vitamina C, que é o mais importante dentre eles. Esses elementos pretendem impedir a formação de radicais livres, retardando o envelhecimento facial. Porém, esses elementos encarecem muito a fotoproteção e o custo-benefício ainda precisa ser avaliado, pois tendo uma proteção adequada não seriam necessários restauradores de pele na composição do produto.

No mercado, existem três tipos de produtos para proteção solar: os bloqueadores, que possuem FPS acima de 20, os protetores com FPS entre 15 e 20, e os moderadores com FPS menor que 15. O seu dermatologista poderá dizer qual o mais adequado ao seu tipo de pele. Porém, na hora de escolher a marca, as farmácias Angeloni têm as mais renomadas como L’oreal, Sundown, Australian Gold, Nívea, Neutrogena, entre outras.

Não esqueça: proteger-se no verão, além de deixar a sua pele mais bonita a saudável, é uma tendência que nunca sai de moda.

1 comentário

  • diane michelle - 27 de dezembro de 2011

    muito bom.


Deixe seu comentário