17/02/2014

Pinte e borde!

Conheça os benefícios que atividades manuais, como bordado, tricô ou origami, podem trazer à sua vida

Sua cabeça não para e parece que vai explodir? Bem,  a solução para aliviar a tensão diária e a sobrecarga da jornada tripla, que envolve filhos, trabalho e casa, pode estar em algo simples: o trabalho manual.

Vale fazer crochê ou tricô, trabalhar com cerâmica, aprender a usar o tear, descobrir as maravilhas do origami – a arte japonesa de dobrar papel  -, costurar, ter a própria horta ou investir em qualquer outro tipo de artesanato, como criar bijous ou fazer abajures.

Botar a mão na massa nas horas livres é uma ótima maneira de promover o bem-estar a si mesmo. Uma verdadeira terapia ocupacional. Pesquisas e especialistas em saúde garantem que tarefas manuais, abandonadas muitas vezes por falta de tempo, são um poderoso remédio contra estresse, ansiedade, mau humor e até cansaço físico e psicológico.

Feitas em grupo ou individualmente, elas melhoram a autoestima (sobretudo quando as pessoas conseguem desenvolver a criatividade e uma habilidade que acreditavam não possuir), são estimulantes e desafiadoras. Em outras palavras, colocam o cérebro para funcionar e turbinam da capacidade motora ao raciocínio e foco.

Confira abaixo os principais benefícios de algumas delas:

 

Vale dizer ainda que quem faz artesanato se torna, em geral, alguém mais sensível e observador, dando valor às coisas simples e prestando mais atenção aos detalhes. Tudo para tirar lições e aplicá-las em seu próprio DIY (sigla famosa em inglês que significa “do it yourself” ou “faça você mesmo”). E você, qual o seu artesanato preferido?

 

Deixe seu comentário