14/07/2011

Respire fundo!

Se você já ouviu essa frase em meio a uma crise de estresse e quis arremessar o primeiro objeto que viu na frente em quem te deu o conselho, fique sabendo que a pessoa estava certa!

Cada vez mais, a medicina confirma que a saúde, a qualidade e até a duração da vida são diretamente influenciadas pelo nosso estado mental e emocional.


Estudos recentes confirmam que a respiração pode ser utilizada como uma ferramenta para eliminar o estresse e as impurezas do organismo, melhorar a saúde e trazer mais clareza e concentração à mente. Mais de 80%  das impurezas e toxinas presentes no corpo podem ser eliminadas através da  respiração, porém a maioria das pessoas utiliza somente 35% de sua capacidade pulmonar.

Você já deve ter reparado que cada ritmo da respiração está associado a uma emoção diferente. Se ainda não se deu conta disso, pense: quando estamos passando por um momento de tensão, somos capazes de quase perder o ar. Se estamos com raiva, a respiração fica intensa e rápida. Após exercícios físicos, seu ritmo fica acelerado. Quando o estresse predomina, respirar se torna difícil, uma tarefa realmente pesada. A grande sacada, no entanto, está em virar o jogo, usando a respiração a nosso favor.

A ONG indiana Arte de Viver nasceu há 30 anos e está presente em 150 países, conquistando mais de 20 milhões de adeptos, inclusive a atriz Juliana Paes. O principal objetivo do Arte de Viver é ensinar às pessoas de todas as idades como respirar corretamente.

Assista a reportagem realizada no Bom Dia São Paulo sobre a Arte de Viver e sua iniciativa Respira Brasil, que organizou uma  aula no Parque do Ibirapuera, em São Paulo:

http://www.youtube.com/watch?v=WFhw24FqtFU

Para conhecer os cursos, acesse: http://www.artedeviver.org.br

Deixe seu comentário