15/05/2012

SEM RACHADURAS E BEM HIDRATADO

Saiba o que pode ser feito para evitar o ressecamento dos lábios nos dias mais frios

Os lábios são uma parte do corpo bem sensível. Isso de deve a falta da camada córnea, que possui células mais resistentes ao trauma ou frio, e das glândulas sebáceas, produtoras do sebo natural que age como proteção ao restante da pele do corpo. Sendo assim, mudanças bruscas de temperatura e exposição a vento e ambientes refrigerados podem gerar ressecamento, rachaduras e dores nesta região.

Com as temperaturas mais baixas e o tempo seco desta época do ano, algumas ações simples podem ser tomadas para hidratar seus lábios e mantê-los sempre bonitos. “Obviamente deve ser evitada a exposição aos agentes agressivos, principalmente o vento e o frio, sem que haja proteção adequada”, afirma a Dra Sílvia Maria Schmidt, presidente da Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para uma proteção mais efetiva, procure sempre lubrificar os lábios com agentes oleosos ou hidratantes labiais com fator de proteção solar no mínimo três vezes por dia.  Usar batons que contenham hidratantes também é indicado. “Evitar passar a língua nos lábios para mantê-los incorretamente molhados e hidratados é outra dica, já que isso pode provocar uma assadura ao invés de ajudar no ressecamento”, completa a dermatologista.

Confira abaixo outras dicas para conservar seus lábios hidratados e bonitos durante o outono e inverno.

- uma vez por semana, faça uma esfoliação com produto adequado para essa região para eliminar as células mortas e facilitar a absorção do hidratante;

- se os lábios estiverem rachados, intensifique o uso de produtos específicos com substâncias hidratantes;

- caso estejam descamando, não puxe a pele para não ferir;

- descamação e secura excessivas, bem como rachaduras e fissuras que não melhoram com as medidas acima, devem ser devidamente investigadas pelo médico dermatologista.

E nas unidades da Farmácia Angeloni você encontra produtos específicos e de ótima qualidade para a hidratação de seus lábios. Passe em uma e confira!

Deixe seu comentário