18/09/2014

Vejo flores em você

Aproveite a chegada da primavera com os perfumes florais, ideais para os dias quentes

Intensos, sensuais, femininos. Os perfumes florais são os preferidos dos brasileiros e unanimidade nos dias mais quentes. No país que é líder em volume de venda de fragrância per capta no mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipech), a cada ano mais lançamentos abastecem as prateleiras para agradar a todos os gostos.

E as essências florais parecem ser as preferidas dos perfumistas também. Segundo Dênis Pagani, especialista em perfumes e autor do site 1nariz.com.br, os florais são a maior família olfativa. “Eles trazem bastante a ideia de feminino, sensualidade. Valores que as mulheres buscam. Às vezes são mais românticos, outras vezes trazem mais opulência”, afirma.

E não é só isso. Com as notas florais –sintéticas ou naturais–, os perfumistas conseguem sempre explorar novos odores. “Nesse aspecto, o jasmim e a rosa, presentes em vários perfumes, são a dupla mística dos perfumistas”, explica Pagani, afirmando que essa versatilidade permite que elas sejam usadas tanto em fragrâncias para o dia quanto para a noite.

Os florais frutais, por exemplo, são mais suaves, com notas frescas e combinações de flores, como a flor de laranjeira. A elas juntam-se frutas cítricas como bergamota e limão siciliano, ou vermelhas, como a cereja, e amarelas, como o maracujá. Já os florais orientais, mais encorpados, são sensuais e misturam gardênias e lírios d’água a fragrâncias orientais como baunilha, musk e especiarias.

Justamente por essa versatilidade, as fragrâncias florais não são exclusividade feminina. Perfumes florais amadeirados e com jasmim e sândalo, por exemplo, estão entre os mais vendidos para eles. Aproveite a chegada da primavera e coloque mais flores na sua vida!

Dicas para usar perfume:

• Os aromas duram mais em pontos de maior pulsação, como pulsos, umbigo, nuca e atrás dos joelhos;

• Teste o produto na pele e aguarde pelo menos uma hora antes de escolher seu perfume, já que esse é o tempo que a fragrância leva para se desenvolver totalmente;

• Não esfregue o local onde o perfume foi aplicado, já que esse atrito evapora as notas de saída do produto;

• Perfumes de flores nobres têm maior fixação, por isso demoram mais para desaparecer da pele;

• Depois de um tempo de uso, é natural não sentir mais o cheiro do perfume no corpo. Isso acontece porque nos acostumamos com a fragrância. Por isso, não aumente a quantidade de produto aplicado.

Reportagem publicada na revista Estar Bem, ed. 28. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android: http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário