06/09/2013

A cerveja e sua saúde

Assim como ocorreu com o vinho anos atrás, a ciência começa a descobrir os efeitos positivos de consumir cerveja moderadamente

 

Se você é daqueles que adora chegar em casa, tirar os sapatos, sentar no sofá e tomar uma cervejinha gelada antes do jantar, não precisa se condenar por isso. A ciência já se rendeu aos efeitos benéficos que a cerveja pode proporcionar à saúde, assim como já fez com o vinho, há algum tempo.

Mas calma, não se empolgue. “Uma cervejinha” não é só uma expressão –tudo bem, podem até ser duas, mas é só isso. O fato é que esses efeitos positivos, alertam os estudiosos, são válidos apenas para o consumo moderado da bebida. Beber excessivamente não só anula os benefícios como pode também trazer outros problemas, como alcoolismo e obesidade.

Isso avisado, vamos às descobertas científicas. Um dos estudos mais recentes, realizado na Universidade de Barcelona, por exemplo, credita ao consumo de cerveja um coração mais forte, o que poderia minimizar os impactos de um ataque cardíaco. A bebida também possuem compostos antioxidantes e fenólicos – essas substâncias têm relação, inclusive, com a diminuição do risco de doenças coronárias.

Mas há ainda outros benefícios associados à cerveja: tem vitaminas, como a do complexo B, e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol, além de proteger contra o diabetes. Também é um poderoso hidratante, sendo distribuída, inclusive, para os atletas depois de maratonas de corridas em New York, Boston e São Paulo, entre outros.

 Ficou com vontade de tomar uma gelada? No Angeloni você encontra cervejas de todo o mundo, para todos os gostos. Não se esqueça: beba com moderação. E, se beber, não dirija. Saúde!

Deixe seu comentário