29/07/2014

A cozinha quente de Frida

Veja receitas inspiradas no México da pintora, que tinha paixão pela gastronomia

“Pés, para que os quero se tenho asas para voar”, anuncia o quadro à entrada da Casa Azul, a residência onde Frida Kahlo passou grande parte de sua vida, em Coyoacán, no México. Esse espírito sonhador e ousado representa bem a atrevida cozinha mexicana, com seus pratos coloridos que encantam além do visual, surpreendendo com aromas envolventes, texturas sedosas e sabores marcadamente picantes.

Como inspiração para o chef Henrique Benedetti, do Obá, a cozinha de Frida Kahlo, célebre pintora mexicana, grande anfitriã e que encontrou na paixão pela cozinha uma aliada para lidar com seus amores conturbados, dramas pessoais e lutas sociais.

Além de apresentar a autêntica cozinha mexicana aos convidados, ela também gostava de experimentar sabores e escolher os ingredientes de suas receitas. Neste banquete, Henrique começa com as tostaditas vegetarianas. Seguimos com os tacos com carnitas e os chiles poblanos, os preferidos de Frida, que foram servidos em seu casamento com o também pintor Diego Rivera.

Para completar a festa, a margarita, um dos coquetéis que ajudou a difundir a tequila pelo mundo e tem tudo a ver com o clima festivo das comemorações mexicanas. Tudo pronto, é finalizar com o brinde mexicano: “arriba, abajo, al centro, adentro!”

TOSTADITAS

Rendimento: 16 porções

Ingredientes

16 discos de tortilla de milho fritos

400 g de guacamole

400 g de frijoles refritos

½ pé de alface em tirinhas

2 tomates sem semente cortados em cubinhos

200 g de queijo meia-cura ralado

Folhas de coentro

GUACAMOLE

Rendimento: 400 g

Ingredientes

4 e ½  colheres (sopa) de cebola picada em cubos médios

Pimenta a gosto (de preferência jalapeño) finamente picada

½ dente de alho

4 colheres (sopa) de tomate picado em cubos

1 e ½ xícara de avocado picado em cubos (pode ser substituído

por abacate)

2 colheres (sopa) de coentro bem picadinho

2 colheres (sopa) de suco de limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

FRIJOLES REFRITOS

Rendimento: 400 g

Ingredientes

½ kg de feijão preto ou carioca, preparado e temperado com sua receita caseira

3 a 4 colheres (sopa) de banha

2 folhas de mastruz fresco picadas

Modo de preparo

Guacamole: Reserve 2 colheres de cubos de tomate e 2 colheres de cebola para que sejam agregadas no final. Em um pilão, faça uma pasta com 2 e ½ colheres de cebola, a pimenta jalapeño e o alho. Coloque a pasta pilada em um recipiente e acrescente os ingredientes na seguinte sequência: primeiramente o restante do tomate, depois o avocado, sempre misturando delicadamente para não esmagar os cubinhos. Acrescente à mistura o coentro e o suco de limão. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Após juntar todos os ingredientes, certifique-se de que a mistura esteja bem incorporada. Deixe descansar por alguns minutos. No momento de servir, agregue a cebola e o tomate que foram reservados.

Frijoles fritos: bata o feijão no liquidificador com um pouco do seu caldo até formar uma pasta. Em uma panela, aqueça a banha em fogo alto. Em seguida, coloque na panela com a banha a pasta de feijão e as folhas de mastruz e frite, deixando que perca um pouco do líquido e fique com uma textura firme. Deixe torrar um pouquinho por baixo no contato com a panela e mexa para incorporar esse torradinho ao feijão. Cuidado para não queimar.

Montagem: sobre os discos de tortilla, espalhe uma colherada de frijoles, por cima dessa camada, espalhe uma colher de guacamole. Para finalizar, salpique a alface, os tomates e o queijo ralado, formando camadas. Decore com uma folha de coentro.

 

CHILES POBLANOS

(PIMENTÕES RECHEADOS COM CARNE MOÍDA)

Rendimento: 16 unidades

Ingredientes

Salsa mexicana

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola finamente picada

2 cenouras cortadas em cubinhos

10 tomates assados, sem pele, sem sementes e picados

½ xícara de vinagre

3 colheres de açúcar

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Orégano seco a gosto

Chiles

16 chiles poblanos assados (ou pimentões verdes)

1 cebola finamente picada

3 dentes de alho

90 g de banha de porco

750 g de carne bovina moída

2 cenouras sem pele em cubinhos

1 xícara de repolho

100 g de amêndoas sem pele e picadas grosseiramente

50 g de passas

2 abobrinhas em cubinhos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

½ xícara de farinha de trigo (o suficiente para empanar)

5 ovos batidos (claras em neve misturadas com as gemas

com uma pitada de sal )

Azeite para fritar

Modo de preparo

Salsa: esquente o azeite e refogue as cebolas e as cenouras, adicione os tomates, o vinagre, o açúcar, o sal e a pimenta. Cozinhe por 10 minutos. Adicione o orégano e cozinhe por mais 10 minutos até que a salsa esteja encorpada. Deixe esfriar.

Chiles: queime os chiles na chama do fogão até ficarem bem tostados. Em seguida, cubra com filme até suarem. Retire a pele, as veias e as sementes e reserve. Refogue a cebola e o alho na banha de porco, adicione a carne moída e refogue bem. Adicione a cenoura, o repolho, as amêndoas, as passas, a abobrinha e tempere com o sal e a pimenta. Recheie os chiles com o picadinho de carne moída. Passe na farinha rapidamente, depois nos ovos batidos e frite no azeite. Seque em papel absorvente e sirva com a salsa fria.

MARGARITA

Rendimento: 1 taça

Ingredientes

½ limão

1 colher (sopa) de sal espalhada em um pires

5 cubos de gelo

¼ de xícara de tequila prata

2 colheres (sopa) de Cointreau (licor de laranja)

1 e ½ colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Utilize a metade do limão para umedecer a borda de uma taça de martini. Em seguida, passe a borda da taça já molhada com o limão em um pires com sal para que fique uma camada na taça. Reserve a taça. Em uma coqueteleira, coloque 5 cubos de gelo. Acrescente a tequila, o Cointreau e o suco de limão. Feche e agite por uns 15 segundos para que fique bem gelada. Coe para servir na taça reservada.

Você pode acessar a versão digital da revista aqui: http://bit.ly/1r7Dwcs

Reportagem publicada na revista Gastronomia ed. 14. – especial Américas Central e do Norte. Confira a versão integral aqui. Texto: Marcelo Katsuki/Fotos: Ricardo Correa. Produção: Camile Comandini e Simone Dias (assistente).

Agradecimento: Obá Restaurante (www.obarestaurante.com.br). Peças usadas nas fotos: miniatura de caveira, GUACAMOLE STORE/garrafas coloridas com flores, bandeja-moldura com sangrita, SHOP FESTA/taças vermelhas, jogo americano de flor e talheres, ISHELA/copos amarelos e taças azuis, IDEIA ÚNICA/pratos com desenhos florais, copos para tequila e sangrita, ROBERTO SIMÕES CASA.

Deixe seu comentário