03/06/2014

A preferida, de Norte a Sul

Com uma ou outra variação, feijoada é unanimidade no Brasil inteiro; veja receita tradicional

Em um país com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, não faltam sabores e tradições culinárias espalhados por todos os cantos. E, em meio a tantas variações, de Norte a Sul, um prato é unanimidade e sinônimo de almoço festivo: a feijoada.

Em cada região, é claro, a iguaria ganha um toque diferente: “Em todo o país se come feijão, e ingredientes extras dão mais sabor e textura especial aos grãos”, diz Ricardo Maranhão, historiador e professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Abaixo você encontra uma versão da receita carioca, assinada por Edber Mazzoni, chef da Cia. Tradicional de Comércio, servida no Pirajá, bar conhecido como “a esquina carioca em São Paulo”. Por lá ela foi batizada de feijoada da Tia Surica –figura lendária na comunidade portelense no Rio de Janeiro. Para acompanhar, chips de copa com mandioquinha.

E, para completar, dicas que vão dar um charme extra ao almoço. Confira:

 

FEIJOADA DA TIA SURICA

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Feijão

1 kg de feijão preto

200 g de rabo suíno

200 g de pé suíno

100 g de linguiça paio

100 g de linguiça calabresa

50 g de costelinha de porco

defumada

200 g de carne-seca

1 g de folha de louro

2 litros de água

Feijoada 

Ingredientes

600 g de feijão cozido

35 g de carne-seca

35 g de costela fresca

35 g de costela defumada

15 g de lombo suíno

20 g de paio

20 g de linguiça fresca

100 g de arroz cozido

85 g de couve refogada

80 g de farofa

3 rodelas de laranja

1 pitada de salsinha e

cebolete

Modo de preparo

Feijão: dessalgue as carnes previamente. Em uma panela grande, coloque todas elas, o feijão e o louro, adicione a água e deixe ferver em fogo brando. Retire os pertences conforme o cozimento dos mesmos. Isso pode durar até 1 hora, quando o feijão já estará cozido. Reserve os pertences e o feijão separadamente.

Montagem: na hora de servir, coloque o feijão e os pertences em uma cumbuca aquecida. Monte o prato com o arroz cozido, a farofa, a couve refogada e a laranja cortada em rodelas. Decore com salsinha e cebolete picada.

- -

Para acompanhar, que tal investir em um chips de presunto parma com mandioquinha? Confira a receita do Pirajá:

Chips de parma com mandioquinha

Ingredientes 

½ unidade de mandioquinha

10 fatias de presunto parma cortadas em fatias bem finas

Modo de preparo

Descasque a mandioquinha e fatie no mandolin ou no fatiador de legumes em fatias bem finas. Em uma frigideira, aqueça o óleo a 180º/210ºC e frite sob imersão a mandioquinha e a copa. Sirva a seguir.

 

Um charme extra…

Feijoada e caipirinha é uma combinação quase automática. Experimente deixar um cesto de frutas com garrafinhas de cachaça no ambiente para incentivar os convidados a criarem as próprias caipirinhas.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para uma deliciosa feijoada. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Reportagem publicada originalmente na revista Gastronomia Angeloni 13 – edição especial América do Sul (disponível para tablets iOs e android).  Fotos: Rogério Voltan /Produção Camile Comandini/ Texto: Roberta Malta.

 

Deixe seu comentário