28/03/2012

ABC DAS VITAMINAS: PREVENINDO O ENVELHECIMENTO

Composto é famoso por ajudar na manutenção das células e dos tecidos do corpo


A vitamina E, última da categoria das lipossolúveis que falaremos aqui no blog, é muito conhecida por aquelas pessoas que buscam ação antioxidante eficaz, pois tem efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento, preservando a atuação da vitamina A. Combatendo também os radicais livres, que causam a destruição de membranas celulares e inúmeros problemas de saúde, o composto ajuda na manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.

Presente em óleos vegetais, fígado, hortaliças verdes folhosas, produtos lácteos, nozes, sementes e grãos integrais, a vitamina E, também denominada tocofero, é essencial para praticantes de atividades físicas e esportistas, que levam seu corpo ao limite constantemente e por isso necessitam de regeneração rápida de todos os tecidos do corpo.

Seu consumo em excesso pode causar diminuição dos níveis do hormônio da tireóide e trombose, por exemplo. Já sua deficiência pode atingir o sistema nervoso central, os órgãos reprodutores, o aparelho cardiovascular e aumentar os radicais livres. “Sendo assim, é sempre bom seguir a recomendação de 10 mg/dia para homens e 8 mg/dia para mulheres (adolescentes e adultos), o que equivale a um prato de brócolis”, ressalta Vera Lúcia Tramonte, professora e pesquisadora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

1 comentário

  • Cristiane - 19 de maio de 2012

    Belo texto, Alessandro!A histf3ria dessa ageancia e9 demais. Fico feliz de ter parcitipado de 3,5 desses 18 anos, e de ter visto algumas histf3rias como essas aed de cima. Parabe9ns para todos voceas da Dez.abrae7e3o


Deixe seu comentário