27/07/2012

ADEGA EM CASA

Saiba como armazenar corretamente as garrafas em casa para aproveitar o melhor da bebida

A sua paixão por vinhos chegou ao ponto de manter diversas garrafas em casa? Então, nada melhor do que aprender ou relembrar a forma correta de armazená-las, para que a bebida conserve todas as suas propriedades! Conservar as garrafas em adegas é uma forma de manter o vinho em baixa temperatura e ajudar no envelhecimento. “O vinho é uma bebida que possui a incrível qualidade de mudar com o passar do tempo, sendo que no caso dos vinhos de guarda, esta mudança se faz no sentido de melhorar, adquirindo maior complexidade aromática, além de amaciar os taninos”, afirma Arthur Azevedo, sommelier e consultor exclusivo da rede Angeloni.

A imensa maioria dos vinhos produzidos atualmente são para consumo imediato, sendo melhor apreciados em sua juventude. E mesmo estes vinhos devem ser conservados em adegas climatizadas, evitando o envelhecimento prematuro. “Seja um vinho de guarda ou para consumo imediato, ele deve ser mantido em uma adega, que o isola de fatores externos prejudiciais”, completa Arthur. Podemos ressaltar, ainda, que as atuais adegas climatizadas encontradas em forma de eletrodomésticos já contam com indicações dos fatores corretos para armazenamento.

Confira abaixo cuidados e recomendações básicas para a conservação de vinhos:

Temperatura de estocagem: Ideal é de 14° a 17° C (para guardar vinhos por longos períodos, recomenda-se manter a temperatura próxima aos 10° C).  Na ausência de uma adega climatizada, o ideal é não estocar o vinho em locais onde houver acentuada alternância de temperaturas.

Umidade: Ideal – 60 a 75%. Um ambiente muito úmido danifica os rótulos, favorece o desenvolvimento de fungos e outros micro-organismos, por isso evite o armazenamento nesses locais. Já um ambiente muito seco provoca o ressecamento das rolhas de cortiça de má qualidade, permitindo a entrada de oxigênio na garrafa.

Envelhecimento: acontece em meio redutor (praticamente sem oxigênio). Qualquer contato do vinho com o oxigênio provoca a oxidação, que é mortal para o vinho. Evite, portanto, guardar por longo tempo vinhos com rolhas de aglomerado de cortiça ou com rolhas sintéticas. As tampas de rosca (screw-cap), de boa qualidade como a Stelvin (Alcan) são perfeitas para evitar a entrada de ar nas garrafas, evitando a oxidação do vinho.

Iluminação: sempre indireta, sem incidência de luz sobre as garrafas.

Manuseio: evitar obrigatoriamente o manuseio das garrafas (jamais devem ser “despertadas”)

Estocagem: garrafas com rolha devem ser mantidas preferentemente deitadas, mantendo o líquido sempre em contato com a rolha, para minimizar a entrada de oxigênio e evitar o ressecamento da mesma. As garrafas vedadas com tampa de rosca podem permanecer em pé, sem problemas.

Dica da rede Angeloni: passe em uma de nossas lojas e conheças nossas Adegas, com diversas opções de estilos e rótulos!

Deixe seu comentário