23/12/2014

Alemanha: sabores clássicos

Na ceia alemã não faltam receitas agridoces, como o pato com mel; veja como preparar essas delícias

 

“É ao redor do fogão que se prepara o Natal na Alemanha. Época de fartura, com muita comida, doces e bebidas. A árvore é enfeitada, a decoração é especial. O frio e a neve ajudam a deixar tudo ainda mais bonito.” É assim que o chef Heiko Grabolle, do restaurante-escola do Senac Blumenau e embaixador da comida alemã no Brasil, descreve a preparação das festas em seu país de origem. Para ele, um ritual parecido com o que se vê no Brasil.

O Natal alemão é cheio de tradições –acredita-se, inclusive, que as árvores enfeitadas tenham sido “inventadas” por lá. Mas o anúncio de que a data se aproxima vem das padarias, quando, ainda no final do outono, as primeiras fornadas de stollen chegam às prateleiras. O doce é presença obrigatória em uma ceia alemã, assim como nos mercados natalinos, que ganham as ruas do país em dezembro.

Outra característica das receitas deste período é a mistura de doces e salgados. “O inverno por lá é muito frio, não temos muitas frutas frescas à disposição. Então, os alemães as colhem no outono e fazem uma grande produção de compotas e de geleias para consumir no inverno. E isso combina muito com as ceias”, afirma Grabolle.

Pratos agridoces levam, assim, um clima de festa para as mesas. E não poderia faltar nessa ceia o marreco com mel, a estrela do jantar. “O mel dá o dourado e a crocância que tanto agrada”, diz o chef. A receita é servida com acompanhamentos clássicos, como o repolho e o spatzle, uma massa de textura leve que é servida com queijo. Segundo Grabolle, o que a difere de uma pasta italiana é a quantidade de água, que lhe confere mais leveza.

O goulash, guisado de carne com legumes, outra receita tradicional, é mais uma opção de carne à mesa. Como não poderia deixar de ser, a nossa festa termina com um delicioso stollen. O doce à base de amêndoas e açúcar, enriquecido com frutas cristalizadas e mel, é a representação do Natal alemão, assim como o panetone no Brasil.

A harmonização da festa é com vinho –de preferência os brancos. “Lembro de na minha infância todos beberem muito vinho branco. Não é à toa que 80% do vinho branco que se produz na Alemanha é consumido internamente. Mas claro que, em uma refeição alemã, a cerveja sempre pode estar presente”, finaliza o chef. Frohe Weihnachten!

MARRECO ASSADO COM MEL
RENDIMENTO: 10 PORÇÕES

Ingredientes

1 marreco de 2,5 kg

1 lata de cerveja malzbier

1 colher (sopa) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

3 dentes de alho

1 colher (sopa) de folhas de sálvia picadas

1 xícara (chá) de suco de laranja

5 colheres (sopa) de manteiga

1 xicara (chá) de mel

2 cebolas picadas

Folhas de alecrim a gosto

Modo de preparo

Limpe o marreco e, em um refratário, tempere com a cerveja, o sal, a pimenta, o alho e as folhas de sálvia. Deixe marinar na geladeira por 12 horas. Forre uma assadeira com papel-alumínio, acomode o marreco e asse em forno previamente aquecido a 180 °C por, pelo menos, 1 hora. À parte, misture o suco de laranja com o mel e pincele o marreco até que doure e asse por inteiro, por aproximadamente mais 1h. Enfeite o marreco assado com cebolas e gomos de laranja previamente grelhados em azeite e folhas de alecrim frescas.

Dica do sommelier

RUHLMANN RIESLING GRAND CRU – Elaborado pela tradicional vinícola Ruhlmann, esse vinho apresenta deliciosos aromas, com toques minerais. No paladar, tem belíssima acidez. Uma ótima harmonização para o marreco assado. Encontre no Angeloni.

SPATZLE

(massa de trigo cozida)

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

Ingredientes

Massa

250 g de farinha de trigo

125 ml de água

2 ovos

1 colher (chá) de sal

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 pitada de noz-moscada

Finalização

1 fio de óleo

3 colheres (sopa) de manteiga

2 dentes de alho picados

300 g de queijo muçarela

50 g de queijo parmesão em lâminas

Orégano fresco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa até formar uma mistura homogênea e deixe descansar por 10 minutos. Em uma panela, ferva a água e adicione um fio de óleo. Posicione um ralador próprio para a massa em cima da panela, rale a massa e deixe cozinhar até subir à superfície.

Retire com uma escumadeira e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e adicione o alho picado e deixe dourar. Acrescente a massa e o queijo muçarela, e deixe derreter. Sirva a seguir com as lascas de parmesão por cima e folhas de orégano fresco.

STOLLEN

(bolo de frutas cristalizadas)

RENDIMENTO: 15 FATIAS

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

80 g de fermento biológico fresco

1 pitada de açúcar

375 ml + 1 colher (sopa) de leite morno

250 g de manteiga

250 g de amêndoas sem casca picadas

200 g de frutas cristalizadas

½ colher (chá) de sal

200 g de açúcar

2 gemas

200 g de uvas-passas

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Coloque a farinha em uma tigela grande e esfarele o fermento sobre ela. Polvilhe com uma pitada de açúcar e espalhe uma colher de leite morno por cima. Cubra e deixe descansar em um lugar quente por 15 minutos. Derreta a manteiga com o restante do leite em uma panela em fogo baixo e misture com a farinha em seguida. Adicione as amêndoas, as frutas cristalizadas, o sal, o açúcar e as gemas. Misture bem até formar uma massa homogênea e junte as uvas-passas. Cubra a tigela e deixe a massa descansar por mais 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno em temperatura média/alta, cerca de 180 ºC. Forre uma forma ou assadeira com papel-manteiga. Modele a massa no formato desejado, coloque na forma e leve ao forno por 45 a 60 minutos (dependendo da intensidade do forno). Retire do forno, espalhe a manteiga derretida por cima do doce e finalize polvilhando com açúcar de confeiteiro. Espere esfriar um pouco e sirva.

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni, edição especial Continentes Europa. Produção culinária: Janaina Resende (spatzle)/produção: Camile Comandini/Peças usadas nas fotos: árvore e enfeites de Natal, CECILIA DALE, velas, TOK&STOK, guardanapo, ROUPA DE MESA /foto stollen: taças, OXFORD.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para sua ceia. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário