03/05/2016

Assuma o fogão no almoço de Dia das Mães

Confira duas receitas que vão fazer bonito à mesa no domingo

Já que a semana é dela, poupe sua mãe do trabalho e assuma as panelas no almoço deste domingo. E, para ajudar a fazer bonito, duas receitas que com certeza vão render elogios dela e de todos à mesa: rosbife às ervas e boeuf bourguignon!

Escolha os acompanhamentos, prepare uma decoração especial e feliz Dia das Mães!

 

ROSBIFE ÀS ERVAS

(chef Aninha Soares)

(porção para 6 pessoas)

Ingredientes

1 peça (+ ou – 1 kg) de filé mignon (limpo e sem cordão)

Sal e pimenta a gosto

Azeite para fritar

10 g de tomilho fresco picadinho

10 g de sálvia fresca picadinha

10 g de alecrim fresco picadinho

Barbante de algodão

 

Preparo

Tempere a carne com sal e pimenta e amarre com o barbante. Em seguida, passe rapidamente em uma chapa ou frigideira bem quente untada com azeite para selar de todos os lados. Deixe esfriar e tire o barbante. Faça uma mistura com as ervas e envolva toda a carne com ela. Volte a carne novamente à frigideira quente e doure de todos os lados. Deixe esfriar e leve a carne à geladeira embrulhada com papel-alumínio. Na hora de ir à mesa, lamine a carne em fatias finas e sirva com mostarda dijon e pães rústicos.

 

BOEUF BOURGUIGNON

(Le Vin)

(porção para 6 pessoas)

Ingredientes

Para o molho rôti

2 kg de costela bovina com osso

100 g de farinha de trigo

150 g de manteiga

1 cebola em pedaços

4 talos de salsão

1 cenoura em pedaços

2 litros de água

 

Para o boeuf

1 kg de músculo em cubos pequenos

Sal e pimenta branca moída na hora a gosto

25 g de manteiga sem sal

150 g de bacon em cubos

5 dentes de alho descascados

100 g de cebola cortada em cubinhos

50 g de alho-poró cortado em cubos

50 g de cenoura cortada em cubos

50 g de salsão cortado em cubos

25 g de farinha de trigo

500 ml de vinho tinto seco

1 folha de louro fresco

1 ramo de alecrim fresco

1 ramo de tomilho fresco

250 ml de molho rôti

250 g de champignons

150 g de minicebolas descascadas

300 g de batatas bolinha

300 g de cenoura cortada em cubos grandes

Ciboulette finamente cortada

 

Preparando o molho

Passe a carne pela farinha de trigo e leve ao forno para assar até que escureça bem. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a cebola, a cenoura e o salsão. Cubra com água e deixe cozinhar. Vá tirando a gordura da superfície, mantendo o fogo baixo até reduzir aproximadamente 1 litro. Tire a carne, peneire e volte a cozinhar em fogo baixo até obter um molho denso.

 

Preparando o boeuf

Tempere a carne com sal e pimenta e doure-a em uma frigideira com manteiga. Reserve. Em uma panela com manteiga refogue o bacon e junte alho, cebola, alho-poró, a cenoura em cubos e o salsão. Misture a farinha. Coloque vinho tinto, louro, alecrim e tomilho e deixe cozinhar até que o álcool evapore. Adicione o molho rôti, confira o tempero e deixe cozinhar em fogo brando por 1h30. Retire a carne do molho, coe e reserve. Em uma frigideira, doure os champignons. Reserve. Preaqueça uma frigideira com manteiga e caramelize as cebolas, deixando-as refogar até que fiquem macias. Coloque o molho de volta na panela e cozinhe as batatas e as cenouras. Em seguida, junte a carne, o champignon e as cebolas. Sirva com ciboulette por cima

Receitas publicadas na revista Gastronomia Angeloni ed. 20 – Paixão por Carnes. Fotos Rogério Voltan/Produção Camile Comandini/Culinarista Janaina Resende. Confira a versão integral aqui. Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs e Android 

No Angeloni você encontra todos os ingredientes para preparar suas receitas preferidas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário