03/01/2013

BAUNILHA DO CERRADO

Especiaria brasileira é rara e deliciosa.

A baunilha é uma especiaria muito utilizada como aromatizante na culinária de diversos países. Mas, você conhece sua origem? Do castelhano vainilla, que significa pequena vagem, ela é tradicionalmente retirada de orquídeas do gênero planifolia, nativas do México. Porém, existe uma região do Brasil que possuiu um tipo de baunilha considerado “jóia” por diversos chefs, o Cerrado.

Um dos entusiastas da nossa especiaria é o chef dinamarquês Simon Lau Cederholm.  Apaixonado pelo Brasil, Simon é curioso e encantado com o nosso cerrado. Em Brasília desde 1996, onde abriu seu restaurante há sete anos, ele se deparou com a baunilha nacional pela primeira vez há quase 20 anos. “Quem me mostrou essa joia me disse que a tinha pegado no mato. Fui pesquisar e descobri que, apesar de encontrada no México e levada para a Europa por um espanhol, há baunilha em toda a América Tropical, até em Minas Gerias. Ela gosta de temperaturas quentes, média de 21 graus”.

Enlouquecido com a iguaria rara, cara e que media cerca de 25 centímetros, Simon despertou a atenção do universo gastronômico ao apresentar a novidade para a mídia e chefs em 2008. Desde então, é um entusiasta do ingrediente, sempre presente tanto nas sobremesas do seu restaurante quanto em pratos salgados, como peixe com molho de creme de baunilha ou foie gras na redução de baunilha. “Nas sobremesas, quase sempre, ela está presente. O sorvete de creme com baunilha é um pedido campeão”.

Confira, então, uma receita do chef Simon Lau Cederholm:

MIL-FOLHAS DE MORANGO E CHANTILI COM BAUNILHA

INGREDIENTES

  • 2 folhas de massa filo;
  • manteiga derretida; açúcar de confeiteiro;
  • 200ml de creme de leite para bater chantili;
  • 1 fava de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 1 bandeja de morangos orgânicos

MODO DE FAZER
Pincele generosamente a primeira folha de massa filo com a manteiga. Sobreponha a outra folha e dê mas uma pincelada de manteiga. Agora, com cuidado, corte a massa filo em oito retângulos de 4 cm por 8 cm. Polvilhe o açúcar de confeiteiro com uma peneira média. Asse os retângulos no forno por uns 3 a 4 minutos, a 150 graus. Mas tome muito cuidado, pois eles queimam facilmente. O melhor é ficar grudado na porta do forno e vigiar. O açúcar deve estar neste momento caramelizado e dourado.

Bata os 200ml de creme de leite com o açúcar e acrescente os grãozinhos que estão dentro da fava de baunilha. Mais fácil é tirar raspando com uma colher de chá. Guarde o resto da fava em açúcar para outro uso. Agora, monte um sanduíche colocando um retângulo embaixo, um pouco de chantili, uns pedacinhos de morango e um retângulo como tampa. Sirva na hora. Sirva com sorbet de morango.

Créditos: Divirta-se 

Deixe seu comentário