02/01/2012

BUONA CUCCINA

Infância e juventude de Sérgio Arno são as responsáveis pela sua paixão ao cozinhar.

Sérgio Arno nasceu e conviveu entre cozinheiras de mão cheia. Primeiramente a culinária brasileira, principalmente mineira, agitava seus finais de semana com os amigos. Depois, o namoro com uma italiana de Milão incorporou o gosto pela culinária do país que se tornou seu carro chefe através do renomado La Pasta Gialla, sua marca franqueada com várias unidades em funcionamento e contínuo crescimento. O chef, que está há 13 anos no ramo, ainda comanda uma rotizzeriee possui livros e vídeos sobre a arte de cozinhar.

Em entrevista ao blog, Sérgio Arno fala um pouco mais sobre sua origem e preferências.

1- A sua origem e vivência italiana foram essenciais para o profissional que é hoje. O que mais carrega com você de tudo isso, como chef? Os sabores de seus pratos te remetem a infância e juventude?

Sérgio Arno - Com certeza. Minha infância foi muito importante para o desenvolvimento da minha carreira. Tive uma mãe que cozinhava muito bem,  assim como minha avó também. Passei minha infância entre Europa e interior de São Paulo, onde acho que consegui desenvolver um paladar muito aguçado, com toda a simplicidade da fazenda. Consegui apreciar um bom leitão, assim como um foie gras. Com isto desenvolvi um paladar e um jeito de cozinhar e criar novos pratos

2- O que considera mais importante no preparo de pratos da culinária italiana? O que não pode faltar?

S.A - A culinária italiana é baseada em produtos frescos,  naturais e de ótima qualidade. Aquilo que acho importante é: ervas aromáticas, azeite extra virgem, farinha de trigo de grão duro, tomates do sul da Itália, carne de vitela do Piemonte, mozzarella da região da Campanha e assim vai. Poderia ressaltar cada produto de cada região, mas o que vale mesmo é que seja italiano e original.

3- Em 2002 foi eleito o Melhor Chef da América Latina passando a figurar entre os cinco melhores do mundo em culinária italiana. O que considera o seu diferencial?

S.A - Sempre amei aquilo que faço e sempre fui muito exigente comigo mesmo. A receita para se cozinhar bem é só fazer com dedicação e paixão.

4- Qual o prato que mais gosta de cozinhar? Por que?

S.A - Gosto de tudo. Mas gosto mesmo de trabalhar com assados em baixa temperatura.

5- Qual prato mais gosta de saborear? Por que?

S.A – Gosto da comida simples com gosto original, dispenso molhos para disfarçar os produtos. Gosto muito de peixe fresco, assado na brasa, queijos italianos e franceses, frios em geral, pães de todo tipo. Viveria só com isto, claro tomando sempre um bom vinho

6- Cozinhar bem é…?

S.A - Cozinhar bem é: dom, dedicação, amor, paixão e muito suor!!!!

Deixe seu comentário