09/05/2012

CHIQUE E SUTIL

O limão-siciliano ganha cada vez mais fãs no Brasil. Vale a pena experimentar!


Ele é mais suave e menos ácido. Há quem diga também que é mais sofisticado, tem melhores
qualidades gourmet e não “briga” tanto com o sabor dos outros alimentos quando usado em receitas de massas, peixes, aves, carnes, saladas e doces. Embora os gostos variem, de uma coisa ninguém duvida: o limão-siciliano é versátil e bonito. Originário da Índia ou da malásia, espalhou-se pela Europa no século VII. Depois, seu cultivo cresceu na África, na Espanha e na Itália. Os portugueses o trouxeram para o país logo após o descobrimento, mas as variedades taiti e galego tornaram-se mais populares.

Boa parte do limão-siciliano consumido no Brasil ainda é importada, e, por causa de sua larga cultura na Sicília, ele ganhou este nome entre nós. Mas certos pratos ficam mais sutis e aromáticos quando preparados com ele, como ensina o chef paulistano Charlô Whately. Sua paixão pelo ingrediente o levou a escrever o livro Limão Siciliano – História, Uso e Receitas (editora códex), em parceria com Stella Espírito Santo. “Uso o siciliano em tudo, inclusive na decoração”, diz charlô. “Risotos, peixes e camarões ficam especiais com ele. Só não é bom na caipirinha. Nesse caso, prefira a tradicional, com limão taiti.”

Em comparação a outros tipos de limão, o siciliano não tem grandes diferenças nutritivas. Como seus primos e irmãos, é rico em vitamina c, o que ajuda o organismo a absorver o ferro de outros alimentos. Na culinária, pode eliminar os fungos das cascas das uvas e de outras frutas. Basta banhá-las em água misturada com limão-siciliano por 20 minutos. E mais: para deixar as verduras mais crocantes, adicione uma colher de chá de sumo do limão à água em que ficarem de molho. No próximo jantar, que tal testar o sabor do siciliano? Selecionamos, do livro de Charlô e Stella, uma receita que rende elogios e repetecos.

PAPPARDELLE COM ASPARGOS FRESCOS E LIMÃO-SICILIANO

Rendimento: 2 porções

INGREDIENTES

4 aspargos frescos
250 g de pappardelle
¼ de xícara de suco de limão-siciliano
2 colheres (sopa) de vinho branco
½ colher (chá) de sal
1 xícara de creme de leite grosso
2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão-siciliano (sem a parte branca)
2 colheres (sopa) de salsinha picada

MODO DE FAZER

Tire o fim dos talos dos aspargos e corte-os na diagonal, em três pedaços. Cozinhe os aspargos em água salgada por 2 a 3 minutos (devem ficar firmes, mas não duros). Retire da panela, passe em água fria e deixe escorrer. Coloque a massa para cozinhar em água e sal. Enquanto isso, misture o suco de limão e o vinho numa panela e deixe reduzir para 2 ou 3 colheres. Acrescente o sal e o creme de leite e deixe reduzir mais um pouco. Tire do fogo e adicione metade das raspas de limão. Quando a massa estiver cozida, misture o creme de limão, os aspargos, a salsinha e o resto das raspas.

Deixe seu comentário