06/03/2012

CHOCOLATE E VINHO

Um casamento difícil e saboroso entre duas delícias

Com a aproximação da Páscoa, a tentação de consumir chocolate é irresistível. Ovos de Páscoa, tortas e outras delícias certamente farão a alegria de crianças e adultos. E muitos desses adultos também têm o vinho como paixão e se perguntam: será que é possível chegar a um casamento perfeito entre essas duas delícias para uma Páscoa ainda mais saborosa?

“Sim, é possível, porém não é fácil”, afirma Arthur Azevedo, sommelier exclusivo da rede Angeloni. “Isso porque o chocolate costuma derreter na boca criando uma película que recobre a língua, literalmente destruindo o sabor da maioria dos vinhos que porventura disputem o mesmo espaço”, ressalta o sommelier.

Entretanto, para que esse casamento entre duas delícias não termine em divórcio, existem algumas dicas que podem ser seguidas:

- Chocolates com maior teor de cacau costumam ter mais consistência e toques amargos, sendo mais interessantes para combinar com vinho.

- Use sempre vinhos doces

- Use sempre vinhos de elevado teor de álcool (fortificados)

- Evite vinhos envelhecidos e complexos

- No caso de mousses e tortas, inclua elementos ácidos (frutas) na receita

Para Arthur Azevedo, a experiência mostra que existem alguns vinhos que combinam muito bem com chocolate respeitando as regras citadas. Entre estes, destaca-se o Vinho do Porto, velho conhecido dos brasileiros. Vale lembrar que para o chocolate puro (doce, amargo ou meio-amargo) a melhor combinação é um Porto Ruby (desde o mais simples até o sofisticado Late Bottle Vintage- LBV). Se o chocolate for recheado com frutas secas, tente um Porto Tawny (aqui também pode ser o mais simples ou os reverenciados Tawny 10, 20 ou 30 anos).

Na rede Angeloni você encontra alguns rótulos desses dois tipos de vinho para apreciar com chocolates, tais como o Dom José Ruby e o Dom José Tawny.

1 comentário

  • Abhey - 19 de maio de 2012

    No Rio, eu gosto bastante do La Botella, que fica em Ipanema. Apesar de que le1 cmoarpmos mais quando decidimos beber um vinho fora de casa. Se3o oito mesinhas muito disputadas. O local e9 charmoso e muito agrade1vel. Para comprar efetivamente, vou mais e0quela que fica na Dona Mariana. Sempre identificamos assim e nem sei o nome dela… Fica no inedcio da Dona Mariana, em Botafogo. Os pree7os dos vinhos ali se3o imbatedveis. Recentemente conhecemos a Salitre. Ainda ne3o fomos le1 para comprar ou beber um vinho, mas faremos isso em breve. c9 levemente mais cara, mas o ambiente parece compensar. Aqui no Rio, vou ainda na Expand do Centro, que tem um vendedor gordinho que este1 sempre envolvido nas minhas compras. A Lidador e9 muito cara e a Grand Cru meio fora de me3o. Em Florianf3polis, a mais agrade1vel e perto de casa era a Essen, mantida pela importadora Decanter. Atendimento simpe1tico, vinhos diferentes e pree7os bons. Vale lembrar que Florianf3polis tem boas lojas, como filiais da Expand e Wine House. Ah, ne3o para deixar de citar o Emporium Bocaifava, lugar superagrade1vel para comprar e beber um vinho le1 mesmo.Em Caxias do Sul, encontramos bons vinhos gafachos na Tumelero, que fica perto da Rodovie1ria.


Deixe seu comentário