14/02/2012

COMIDA QUE ABRAÇA

Conceito de Comfort Food busca resgatar recordações de alimentos e refeições inesquecíveis

A macarronada de todos os domingos na casa da avó, o bolinho de chuva da mãe nos dias nublados, o sorvete do primeiro encontro com o namoradinho da juventude, a carne deliciosa servida no jantar do casamento. Esses são alguns exemplos de comidas que marcam a vida de muita gente. Aqueles sabores, texturas e cheiros que ficam na memória de forma especial e que atualmente são chamados de Comfort Food.

Na tradução literal, as palavras significam comida que conforta, que abraça e o conceito é exatamente esse: alimentos que tenham a ver com a história e trajetória de cada pessoa. “A Comfort Food é mais que comida, pois ao colocarmos este alimento na boca, milhares de lembranças e pensamentos passam por nossa mente e transformam o momento”, explica Martha Autran, professora do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo.

Caminhando no sentido oposto da gastronomia que prioriza o requinte e a sofisticação, alguns restaurantes investem na Comfort Food como forma de valorização do simples. “O consumidor percebe que este conceito está sendo utilizado por se tratar de uma forma calorosa de cozinhar, com o foco de fazer feliz quem aprecia comer e admira uma boa apresentação”, afirma a professora.

Assim sendo, que tal remexer o arquivo de memórias culinárias que todos temos bem guardadinho e sair em busca de revivê-las? Com certeza será uma ótima experiência!

Deixe seu comentário