28/02/2012

CONGELADOS E SAUDÁVEIS

Ao colocarmos alimentos no freezer,  garantimos seu valor nutricional por mais tempo

Ao contrário do que muitos pensam, congelar pode ser a forma mais saudável de armazenar alimentos em casa. “O processo congela a parte líquida de legumes, vegetais, carnes, aves, peixes e outros alimentos – o que mantêm grande parte dos nutrientes, vitaminas e sais minerais – e também os micro-organismos e bactérias que há neles, impedindo a  contaminação e apodrecimento da comida”, explica o engenheiro de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos, Gumercindo Silva.

Outro ponto a favor é que dá para congelar praticamente tudo e a técnica nem é tão trabalhosa. Silva dá algumas dicas:

-Vegetais: devem ser bem limpos e lavados, depois pré-cozidos em um processo chamado de branqueamento – quando após ser colocados em água fervente o alimento passa por um choque térmico em água gelada. Após este processo os vegetais estão prontos para serem colocado em potes e irem para o freezer.

- Frutas: depois de congeladas, só devem ser usadas para sucos ou geléias, pois  sofrem alterações na textura e no sabor.

- Feijão: se você for comer em dez ou 15 dias, coloque num pote e congele. Porém, se é para deixar mais tempo no freezer, ferva e faça o resfriamento colocando o pote em uma bacia ou travessa com água gelada até amornar. Separe as porções em recipientes, coloque na geladeira por duas horas e depois leve ao freezer.

- Peixes, aves, carnes, pães, bolos, salgadinhos, queijos, frutas, vegetais, legumes: tudo pode ser congelado. A principal recomendação é sempre adquirir produtos de qualidade e frescos o suficiente.

- O descongelamento também é importante: sopas, feijão, carne e legumes vão direto do freezer para a panela ou micro-ondas. Tortas, carne assada, massas lasanha e molhos vão para o forno (convencional, elétrico ou micro). Tudo que vai ser consumido deve ser descongelado na geladeira antes de ir para a continuidade do cozimento. E a dica: sempre congele em pequenas quantidades, para evitar desperdício ao descongelar.

Então, da próxima vez que for a uma loja Angeloni, pode encher o carrinho sem medo de deixar seus alimentos estragarem em casa! E, ah, não se esqueça de passar no setor de congelados, tem muita coisa saudável por lá também!

1 comentário

  • Fabricio - 18 de maio de 2012

    ole1 pessoal,Parabe9ms! gotesi da sociaedade,achei os cook tops bem na hora de compre1-los. e que bacana vem le1 da minha terra.Que gente boa ne9?


Deixe seu comentário