27/09/2012

COZINHE COM ADOÇANTE

Trocar o açúcar em receitas doces requer combinações e cuidados especiais

 

Além de adoçar o cafezinho e os sucos, os adoçantes podem ser usados no preparo de diversos  pratos.  Porém, a substituição do açúcar por estes produtos não é uma tarefa tão simples quanto parece.  É preciso ter sempre muito cuidado e muita atenção ao fazer a troca, mas com algumas dicas simples, dá para fazer uma sobremesa light saborosa, sim.

Primeiro é preciso saber que os adoçantes estão divididos em dois grupos – os calóricos e os não calóricos. Os não calóricos são sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame e stévia, que existem para atender necessidades específicas, como a dos diabéticos, ou ainda, de pessoas que tem intolerância ao glúten. Já os calóricos são frutose, o xylitol, o sorbitol, o manitol, entre outros.

No entanto, para quem quer utilizá-los no preparo de sobremesas, a parte mais importante, é identificar quais produtos podem ir ao fogo.  A sacarina, o ciclamato, o Acessulf-K, o steviosídeo e a sucralose, resistem a altas temperaturas sem grandes prejuízos, por isso são as melhores indicações para quem quer se aventurar no preparo de bolos, sorvetes e cremes. Já o aspartame, quando aquecido, perde o sabor doce.

Dessa forma, para não ter erros, as receitas que mais funcionam com o uso de adoçantes são as frias, que não vão ao fogo ou ao forno, como flans, mousses, gelatinas e biscoitos. Se você ainda é novato na arte da substituição do açúcar pelo adoçante e tem medo de se arriscar, ir aos poucos pode ser um bom começo. Como o açúcar é fonte de sabor e dá textura ao alimento, é difícil encontrar alternativas. Comece substituindo parte do açúcar comum por adoçantes, depois mude a proporção dos ingredientes conforme a necessidade.

Lembre-se sempre: adoçante deixa o prato amargo se você passa do limite ao usá-lo, então sempre respeite o limite da dose de adoçante indicada na receita.

Deixe seu comentário