05/07/2018

DELÍCIA LATINA

Um bolo fofinho e úmido, com três tipos de leite, encanta a América Latina e ganha um toque brasileiro

Dizem que o bolo tres leches foi criado na Nicarágua, mas os mexicanos também reivindicam sua autoria. O fato é que este singelo bolo feito de massa esponjosa umedecida com três tipos de leite conquistou a América Latina —e cada país recriou a sua própria versão. No Brasil, ele ainda é pouco conhecido, mas, na nossa receita, preparada com leite de coco, ele ganha um toque tropical e um gostinho familiar.

Bolo tres leches

(Rende 10 porções)

PARA O BOLO

1 tablete (200 g) de manteiga sem sal

1 e ½ xíc. (chá) de açúcar

5 ovos

3 xíc. (chá) de farinha de trigo

½ xíc. (chá) de leite de coco

½ xíc. (chá) de leite integral

3 col. (sopa) de coco ralado

1 col. (sopa) cheia de fermento em pó

 

PARA A CALDA

2 xíc. (chá) de leite integral

1 lata de leite condensado

1 vidro pequeno de leite de coco

PARA O CHANTILLY

500 ml de creme de leite fresco

4 col. (sopa) de açúcar

1 col. (chá) de cardamomo em pó

PREPARANDO O BOLO

Preaqueça o forno a 180 °C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de 20 a 22 cm. Com uma batedeira, misture a manteiga ao açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, a farinha e os leites. Bata até homogeneizar e adicione o coco ralado e o fermento em pó. Despeje a massa na assadeira e asse por cerca de 40 minutos, ou até o bolo dourar e assar no centro. Coloque em uma grade para esfriar antes de adicionar a calda.

PREPARANDO A CALDA

Aqueça o leite integral em fogo bem baixo, em uma pré-fervura (soltando vapor, mas sem deixar ferver). Cozinhe o leite assim por cerca de 20 minutos, até reduzir à metade do volume original. Adicione o leite condensado e o leite de coco e misture até levantar fervura. Desligue e deixe

esfriar antes de despejar no bolo. Fure o bolo com um garfo, despeje sobre ele metade da calda e leve à geladeira.

PREPARANDO O CHANTILLY

Bata o creme gelado na batedeira até ganhar corpo. Acrescente o açúcar e o cardamomo e mantenha em geladeira até a hora de usar. Cubra o bolo com o chantilly e sirva com o restante da calda por cima.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Laticínios. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Cláudia Pixu/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário