16/12/2014

Escandinávia: a magia do Natal

Terra do Papai-Noel, a região vive intensamente as festas natalinas; ceias são saborosas

No início de dezembro, as cozinhas começam a exalar aromas perfumados: pimenta, canela, cravo, baunilha… as famílias escandinavas estão preparando os tradicionais biscoitinhos que vão ser usados para decorar as árvores, presentear os amigos e servir aos convidados nas ceias. É a magia do Natal tomando conta das casas e das ruas do norte europeu.

Não é à toa que a região, que engloba Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, vive intensamente as festas natalinas. Segundo a crença popular, é por lá que Papai-Noel escolheu viver –mais especificamente nas montanhas da Lapônia, na Finlândia. A crença é baseada na história de São Nicolau, santo que deu origem à lenda e que, acredita-se, tenha vivido na região entre os séculos 3 e 4 d.C.

Para estar à altura do bom velhinho, casas e cidades se vestem de branco e vermelho: “Luzes, velas, corações, guirlandas. É tudo muito enfeitado e mágico. A pessoa precisa viver esse clima para entender, é difícil explicar só com palavras”, diz Vera Jacobsen, proprietária e chef do restaurante Svanen Scandinavian Food, em São Paulo, que viveu por 16 anos na Dinamarca.

Para mergulhar nessa atmosfera, nossa ceia escandinava traz pratos típicos desses países. Começamos com o glögg, aperitivo à base de vinho quente, especiarias e frutas secas servido no norte da Europa, quase uma versão do nosso vinho quente junino. É uma forma de aquecer os convidados e dar boas-vindas.

Seguimos com um prato que não falta à mesa escandinava: o arenque, aqui servido em conserva de vinagre. “Sempre há muitos peixes, defumados ou em conserva, nas casas escandinavas. O arenque é bem tradicional no Natal”, acrescenta Vera. De sabor marcante, esse peixe é preparado em uma marinada de ervas e pode ser servido puro ou acompanhado de pães e canapés.

O tender chega à mesa com molho de mostarda, uma receita sueca que também pode ser o prato principal. Nessa ceia, a estrela da festa é a posta de bacalhau norueguês, o mais famoso do mundo. As águas geladas da região garantem um sabor único ao peixe. Ele é servido em uma cama de cebolas com batatas caramelizadas, e finalizado com uma crosta de nozes.

A sobremesa é o arroz-doce com calda de cereja que, montado em uma taça transparente, ganha lindas camadas brancas e vermelhas. “Ele chega à mesa sempre com uma amêndoa escondida. Quem a encontra ganha um presente do dono da casa”, conta a designer Anelise Dahlstrøm Severinsen, que há nove anos trocou o Brasil pela Dinamarca. “O Natal é sem dúvida a melhor época do ano por aqui. Nem o frio tira esse encantamento.”

TENDER AO MOLHO DE MOSTARDA

RENDIMENTO: 10 fatias

Ingredientes

Tender

1 tender tipo bolinha de 1,5 kg

Cravos-da-índia

1 taça de vinho branco

1 colher (sopa) de manteiga

Molho

½ xícara (chá) de mostarda tipo Dijon

¼ de xícara de (chá) de mel

½ xícara de (chá) de vinho branco

Modo de preparo

Faça cortes na diagonal do tender de 3 mm, formando losangos. Espete os cravos-da-índia nas emendas dos cortes. Em uma assadeira forrada com papel-alumínio, coloque a carne, regue com o vinho e pincele manteiga. Envolva o tender e deixe assar por 30 minutos. Retire do forno e sirva com o molho de mostarda (misture todos ingredientes até que fique homogêneo e sirva à parte).

BACALHAU COM BATATAS E NOZES

RENDIMENTO: 3 PORÇÕES

Ingredientes

Bacalhau

3 lombos de bacalhau dessalgados

150 g de nozes trituradas

5 colheres (sopa) de azeite

½ colher (sopa) de alecrim picado

½ colher (sopa) de folhas de tomilho

½ colher (sopa) de folhas de orégano

2 cebolas cortadas em lâminas

4 dentes de alho

Batatas

15 batatas bolinha

1 xícara (chá) de azeite

3 colheres (sopa) de sal grosso

½ xícara (chá) de alecrim

Mix de pimentas

Modo de preparo

Acomode o bacalhau em uma travessa regada com azeite. À parte, misture as nozes, 3 colheres de azeite e as ervas, e faça uma crosta com essa mistura em cima das postas. Salpique as cebolas e o alho ao lado. Tampe com papel-alumínio e deixe assar por 15 minutos. Em outra assadeira, acomode as batatas, regue com o azeite e adicione sal

grosso, alecrim e pimenta. Feche e deixe assar por 30 minutos. Abra o papel-alumínio e

deixe a batata dourar por mais 5 minutos.

Dica do sommelier

Vinho Reguengo de Melgaço – está entre os melhores vinhos verdes de Portugal, elaborado 100% com a uva alvarinho. Apresenta linda cor verde brilhante. No paladar, tem grande volume de boca e acidez deliciosa. Excelente combinação para o bacalhau.

ARENQUE CRU EM CONSERVA

RENDIMENTO: 10 PORÇÕES

Ingredientes

1 kg de arenques frescos (ou sardinhas, ou cavalinhas)

2 colheres (sopa) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de pimenta

100 g de dill bem picado

50 g de salsinha

Modo de preparo

Limpe o peixe fresco, retirando a espinha. Lave e enxágue rapidamente e deixe escorrer. Seque. Em uma travessa grande, coloque camadas alternadas de peixe e de temperos com dill e salsinha. Cubra com papel-alumínio, coloque uma tábua por cima e, sobre ela, alguns pesos leves. Coloque na geladeira e deixe descansar por 1 ou 2 dias. Dica: depois de prontos, coloque-os em potes herméticos, para facilitar a conservação.

Glögg

(vinho quente com especiarias)

RENDIMENTO: 5 PORÇÕES

Ingredientes

750 ml de vinho tinto

5 colheres (sopa) de açúcar

2 paus de canela

6 cravos-da-índia

1 colher (sopa) de sementes de cardamomo

Cascas e suco de 2 laranjas

200 ml de vodca

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, exceto a vodca, em um recipiente grande. Tampe e deixe descansar por algumas horas ou de um dia para o outro. Antes de servir, junte a vodca e leve o glögg ao fogo para aquecer -sem deixar ferver. Passe o líquido por uma peneira e ofereça a bebida ainda quente.

ARROZ IMPERATRIZ

(Arroz-doce com calda de cereja)

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz

½ litro de leite

1 canela em pau

4 colheres (sopa) de açúcar

1/4 de taça de vinho do Porto branco

½ fava de baunilha

50 g de amêndoas

2 xícaras (chá) de creme de leite

200 g de cereja em calda

Modo de preparo

Cozinhe o arroz com o leite, a canela em pau, duas colheres de sopa de açúcar e o vinho. Abra a baunilha com uma faca afiada e retire cuidadosamente as sementes do centro. Adicione ao arroz. Pique as amêndoas e adicione ao arroz. Reserve. Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Montagem: Em um recipiente transparente, intercale uma camada do arroz-doce e uma camada de chantilly. Regue com a cereja em calda. Repita a operação, reservando uma cereja para decorar ao final.

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni – Edição especial Europa. Fotos Rogério Voltan. Produção culinária: Janaina Resende. Produção: Camile Comandini. Peças usadas nas fotos: árvore de Natal, pisca-pisca e taças, CECILIA DALE, bolas, CECILIA DALE e TOK&STOK/porta-velas, IDEIA ÚNICA, bola de tricô vermelha, CECÍLIA DALE / foto tender: prato, IDEIA ÚNICA, bolas de tricô brancas, TOK & STOK/ foto bacalhau: bola transparente, CECILIA DALE / foto arenque: pote, IDEIA ÚNICA.

Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android:http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário