20/01/2015

Farinhas aliadas da dieta e da saúde

Com várias propriedades benéficas, conheça quatro tipos de farinhas funcionais que você vai querer colocar nas suas refeições já

Farinha de maracujá

Para quem quer perder peso, consumi-la meia hora das refeições ajuda a inibir o apetite. Quem quer combater ou prevenir alguns problemas como o diabetes, colesterol e triglicérides, basta incluí-la no lanche. A farinha de maracujá, feita a partir da parte branca da casca, pode ser consumida em sucos, frutas, iogurtes. O recomendado são até duas colheres de sopa por dia.

Farinha de coco

Muito já se falou sobre o óleo de coco, mas a queridinha da vez é a farinha, feita com a polpa desidratada. Um alimento sem glúten, é ideal para o preparo de receitas doces, já que seu sabor pode substituir o açúcar. Entre seus benefícios está a diminuicão do colestero e a melhora do trânsito intestinal. Mas ela é mais calórica: duas colheres têm cerca de 108 kcal.

Farinha de linhaça

Indicada para combater processos inflamatórios, no tratamento da menopausa e na prevenção do envelhecimento, esa farinha pode ser usada em vários preparos, como arroz, feijão, bolo, sucos etc. Sem comprometer o sabor de nenhuma receita. Fonte de vitaminas, minerais, ômega 3, ainda é rica em fibras e carboidratos que mantêm a saciedade por mais tempo.

Farinha de banana verde

A biomassa de banana verde não é o único alimento funcional derivado desta fruta. E esse furor todo em volta da fruta verde é justamente a presença do amido resistente, que traz uma série de benefícios ao nosso organismo – que vai de melhorar a imunidade e a digestão até dar uma força em dietas. Você pode colocar a farinha em outro alimentos, como sucos, sopas, frutas etc. Ou incluir no preparo de massas, tortas e bolos. Confira um receita:

Bolo de farinha de banana verde

Ingredientes

1 ovo grande

1/4 xícara de açúcar mascavo

1/4 xícara de óleo de canola ou soja

1 xícara de farinha de banana verde

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de leite de soja

3 bananas

1 colher (sobremesa) de canela

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o leite e as farinhas. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Após bater bem, acrescente as bananas e a cenla. Bata até desmanchar tudo. Junte o fermento em pó e mexa com o auxilio de uma espátula. Coloque em uma forma untada com óleo de canola ou soja, adicione a massa e asse até dourar.

No Angeloni você encontra tudo para deixar seu dia a dia mais saudável. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário