19/04/2012

FEIJÃO: O QUERIDINHO DOS BRASILEIROS

O grão mais consumido no Brasil é, além de delicioso, ótimo para nosso organismo


O que seria do arroz sem o feijão? É, o feijão faz parte da nossa cultura desde antes mesmo da chegada dos portugueses nestas terras e, além de incorporar sabor aos pratos, faz muito bem à saúde: não contem colesterol, possui pouca gordura e sódio e é fonte de inúmeros nutrientes e vitaminas.

Todo o ‘poder’ atribuído a estes grãos ajuda o organismo de diversas formas. “As proteínas fornecem aminoácidos e as fibras promovem saciedade, ajudam na eliminação da gordura e, consequentemente, no controle das taxas de colesterol e glicemia. Já as vitaminas do complexo B melhoram na utilização dos nutrientes do feijão pelo organismo e na eliminação de toxinas; o ferro é fundamental para a função imune; o cálcio, fósforo e magnésio são minerais importantes para a saúde óssea e, finalmente, o potássio auxilia na regularização da pressão arterial”, explica Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.

E não existe somente um tipo de feijão. Cada região do Brasil, por exemplo, tem um grão considerado ‘preferido’ e mais consumido. Essa diversidade e, principalmente, a combinação dos grãos com cereais, como o arroz, potencializam ainda mais os benefícios já citados. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos mais conhecidos tipos do grão mais queridinho do país?

Feijão carioquinha: é a variedade mais consumida atualmente no Brasil. De tamanho médio e as listas de um marrom mais forte.

Feijão preto: é conhecido por seu sabor suave e textura macia quando cozida. Fonte de antocianina potente antioxidante que atua no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

Feijão branco: os grãos são maiores e podem ser utilizados no preparo de saladas. Possui em sua composição uma substância chamada faseolamina, que atua inibindo parte da enzima amilase, responsável pela digestão dos carboidratos. Dessa forma pode auxiliar na perda de peso e no controle das taxas de glicose para diabéticos.

Feijão fradinho ou Feijão de corda: é apontado como a variedade com maior teor de fibras, por isso possui efeito interessante na redução e controle das taxas de colesterol.

E para ninguém ficar com vontade, que tal uma receita feita com feijão branco e ótima para dias mais frios? Lembrando sempre que os ingredientes deste prato e todos os estilos de feijão citados podem ser encontrados em qualquer loja Angeloni!

Minestrone

INGREDIENTES

250 g de feijão branco
2 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho esmagados
2 fatias de bacon em pedaços
4 tomates sem pele picados
1/4 de xícara de salsa picada
9 xícaras de caldo de carne
1/4 de xícara de vinho tinto
1 cenoura picada
1 nabo bem picado
2 batatas bem picadas
1 talo de aipo picado
1/4 de xícara de concentrado de tomate
1/2 xícara de vagem
1/2 xícara de macarrão
1/4 de xícara de queijo ralado
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesão para decorar

MODO DE FAZER

Deixe o feijão branco de molho uma noite e depois o escorra. Coloque-o numa panela com água fervente, deixe ferver em fogo brando durante 15 minutos e escorra. Refogue a cebola, o alho e o bacon sem parar de mexer até a cebola ficar tenra e o bacon, frito. Acrescente o tomate, a salsa, o feijão branco, o caldo e o vinho e cozinhe. Junte a cenoura, o nabo, a batata, o aipo e o concentrado de tomate. Cozinhe em panela tampada por cerca de 20 minutos. Um pouco antes de servir a sopa, acrescente a vagem, o macarrão e o queijo. Deixe cozinhar em fogo brando mais 10 minutos, até os vegetais e o macarrão ficarem cozidos. Tempere a sopa com sal e pimenta a gosto e, quando for servir, decore-a com o queijo parmesão.

Deixe seu comentário