01/02/2018

FILÉ COM ESCAMAS DE COGUMELO

Um filé com cogumelos ao molho de vinho tinto italiano encanta pela apresentação e pelo sabor

Além da sofisticada apresentação proporcionada pelas “escamas” de cogumelo, o preparo deste filé se diferencia pelo uso do ghee, uma manteiga que passa por um processo de clarificação no qual são retirados a água e as toxinas da gordura do leite. O resultado é um sabor mais intenso

e que suporta altas temperaturas, ao contrário da manteiga comum; por isso, é perfeito no preparo de carnes e molhos sofisticados.

 

Mignon com escamas de cogumelo-de-paris ao molho de vinho sangiovese

Por Ghee Banqueteria

(RENDE 6 PORÇÕES)

 

INGREDIENTES

1 e ½ kg de filé mignon em pedaços

Sal grosso moído na hora a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

100 g de ghee

200 g de cogumelos-de-paris em lâminas

½ maço de alecrim

100 g de cebola picada

20 g de alho

1 l de vinho sangiovese

 

PREPARO

Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, sele a carne no ghee e reserve. Em outra frigideira, salteie os cogumelos no ghee e tempere com sal e um pouco de alecrim. Reserve. Adicione o restante do alecrim, a cebola e o alho na frigideira em que o medalhão foi preparado, doure e adicione o vinho. Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir pela metade. Retire do fogo e coe. Leve o molho ao fogo novamente e adicione uma colher (chá) de ghee. Disponha as fatias de cogumelo em cima do medalhão intercalando uma por uma, formando escamas. Leve ao forno a 160 °C por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, disponha o molho em um prato ou travessa e acomode os medalhões por cima do molho.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Cardápios para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

 No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário