07/05/2013

Fuja das ciladas da alimentação e tenha uma dieta saudável

Para manter uma alimentação equilibrada, é preciso evitar armadilhas. Conheça algumas delas e aprenda a driblá-las

Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada é a chave para uma vida mais longa e com saúde. O problema é que nem sempre conseguimos seguir à risca os conselhos dos especialistas, pois algumas armadilhas nos impedem de manter uma dieta saudável. Conheça cinco destas ciladas alimentares e saiba como evitá-las:

1) Identifique os vícios: ansiedade, estresse ou tristeza. Muitas vezes, o que comemos está diretamente relacionado a como nos sentimos no momento das refeições. Com isso, usamos a comida para suprir outras necessidades e exageramos nas frituras ou na sobremesa. Identificando os motivos que levam ao exagero, é muito mais fácil não ceder a eles.

2) Varie o cardápio: em casa ou na rua, experimente coisas novas, alimentos diferentes -principalmente os mais saudáveis. O hábito de ingerir sempre os mesmos alimentos pode deixar lacunas de vitaminas que, variando sempre, é mais fácil de suprir. Não precisa ser nada radical: que tal trocar a alface de todo dia por rúcula ou agrião?

3) Planeje suas compras: ir ao supermercado é sempre uma delícia. Mas, quando buscamos uma dieta mais saudável, é necessário se ater ao plano: saia de casa com uma lista dos alimentos que vai precisar para colocar em prática sua meta de criar uma rotina saudável.

4) Controle-se fora de casa: a maioria das pessoas, infelizmente, não consegue almoçar em casa todos os dias, então acaba cedendo aos encantos dos restaurantes. Quando o buffet é por quilo, então, fica ainda mais difícil resistir à variedade. A dica aqui é se concentrar na parte de saladas, preenchendo ⅔ do prato, e deixar um terço para os outros alimentos. Não tem erro!

5) Não faça dietas malucas: às vezes, as pessoas ficam horas em jejum para tentar perder alguns quilinhos. O que elas não sabem é que não adianta ficar sem comer: se você passa horas sem se alimentar, o corpo começa a acumular gordura para evitar uma possível desnutrição. Alimentando-se de três em três horas, o corpo ‘entende’ que sempre terá nutrientes e queima as calorias de que precisa.

Deixe seu comentário