30/09/2013

Gordura que faz bem

Um dos componentes da família Ômega 3, o DHA é fundamental na primeira infância e previne problemas de saúde na idade adulta

O nome é complicado: ácido docosa-hexaenoico. Mas a função é bem simples: deixar-nos mais saudáveis. Conhecido como DHA, esse ácido graxo do tipo Ômega 3 é fundamental na formação do bebê ainda na gestação, pois ajuda a desenvolver o sistema nervoso e a visão. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que mães com maiores taxas de DHA no sangue na hora do parto tiveram filhos que, depois, conseguiram pontuações mais altas em testes de inteligência. Encontrado em peixes de água fria, como salmão, atum e anchova, a substância também é encontrada em grandes quantidades no leite materno -daí a importância da amamentação.

Mas não é apenas nos bebês que o DHA ajuda a manter a saúde. Até os cinco anos, crianças precisam dessa substância para ajudar na formação das membranas que protegem os neurônios, por isso o DHA é conhecido também como “a gordura da inteligência”.

Para os adultos, o DHA é igualmente importante. Estudos mostraram que indivíduos que consomem uma porção de peixe pelo menos uma vez por semana -e que, por isso, têm uma taxa maior de DHA- têm 47% menos de chances de desenvolver mal de Alzheimer. Os peixes ainda têm vitamina D, que contribui para a renovação dos neurônios. E a sustância ainda diminui o risco de câncer e, assim como outros Ômega 3, também atua no controle de altos índices de colesterol e triglicérides, prevenindo problemas cardiovasculares.

Para manter as taxas de DHA em dia, o ideal é consumir 400 gramas de peixe por semana. Mas também é possível encontrar suplementos com a substância. No Angeloni, você encontra peixes todos os dias no nosso supermercado, e os melhores suplementos em nossas farmácias. Visite nossas lojas, ou compre pelo site.

Deixe seu comentário