19/09/2011

Gotas de ouro

Azeites do mundo todo ao alcance da sua mesa.

A cada ano mais e mais brasileiros se preocupam em consumir produtos saudáveis, que possam colaborar para melhora da qualidade de vida e bem-estar. Essa nova visão trouxe à mesa dos consumidores produtos que antes eram saboreados apenas por alguns. O azeite de oliva é um bom exemplo dessa mudança alimentar.

Até cartas de azeites foram incorporadas aos cardápios de alguns restaurantes pelo Brasil para atender aos novos clientes. Após a escolha do prato, o sommelier de azeites vai até a mesa, apresenta a Carta de Azeites e sugere o condimento que mais combina com o pedido. Nos supermercados também não é diferente. Os azeites ganharam lugar de destaque e já é possível encontrar versões de diversos países e grande variedade de sabores para levar para casa.

Mas você sabe como combinar esse condimento em casa? Conheça os azeites das nacionalidades mais renomadas e para quais pratos eles são recomendados pelos próprios produtores.

O azeite italiano pode combinar com massas e risotos; o português fica uma delícia em pães e saladas cruas; o grego que casa perfeitamente com carnes vermelhas e o espanhol é coringa e pode ser usado em todos os tipos de pratos. A informação da origem do produto pode ser encontrada no rótulo.

O chef Julio Medeiros, do restaurante Oliva, sugere algumas das melhores combinações. “Saladas, peixes e massas vão bem com azeites virgens e extravirgens com notas florais e herbáceas. Carnes vermelhas combinam com azeites mais picantes, que remetem aos sabores de especiarias como tomilho, orégano e pimenta. E sobremesas pedem azeites de oliva aromatizados, misturados com manjericão, pimenta ou ervas”, ensina. Ficou com vontade de provar e incrementar ainda mais os seus pratos? Nos supermercados Angeloni você encontra azeites extra virgens de todas estas origens, de todos os tipos como os regionais, os saborizados e os frutados.

Confira a seguir uma receita básica para começar a usar os azeites especiais:

Receita

Bruschetta de tomate e manjericão

Ingredientes

6 fatias de pão italiano;
1 dente de alho;
3 tomates sem pele;
Sal a gosto;
Azeite português a gosto;
1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão.

Preparo

1. Aqueça uma frigideira e coloque as fatias de pão até tostar ligeiramente dos dois lados;
2. Descasque o alho e esfregue-o no pão italiano;
3. Corte os tomates ao meio e despreze as sementes;
4. Tempere com sal, regue com muito o azeite e junte as folhas de manjericão rasgadas;
5. Distribua entre as fatias de pão. Se quiser, regue com mais azeite.

Sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções.

Restaurantes

Pizza na Pedra (Florianópolis, SC)
Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2483 – Centro
048/ 3224-5404
www.pizzanapedra.com.br

- Carta com azeites de oliva de sabores diferenciados como alho, picante, balsâmico, entre outros. Os azeites têm nacionalidades italiana, chilena, espanhola, grega e portuguesa.

Bate Ponto Restaurante (Florianópolis, SC)
Rodovia Gilson da Costa Xavier, 51 – Santo Antônio de Lisboa
048/ 3235-2121
www.bateponto.com

- O maitre sugere o azeite de acordo com o prato pedido. Há opções de azeite espanhol, grego, chileno, português e italiano. É cobrado a parte.

Mamma Jamma (Rio de Janeiro, RJ)
Avenida das Américas, 3500 - Barra da Tijuca
021/ 3875-1223
www.mammajamma.com.br

- Carta composta por 11 azeites de diferentes nacionalidades e sugestões de um maitre para combinação de pizza e azeite. Não há cobrança pelo serviço.

Oliva Restaurante (São Paulo, SP)
Avenida Nova Independência, 98 – Brooklin
011/ 5505-4755
www.olivarestaurante.com.br

- Azeites expostos em uma mesa, apenas no jantar, é possível experimentá-los sem custo adicional e aprender mais consultando informações da carta.

Deixe seu comentário