25/02/2014

Hoje é dia de sorvete!

Dicas para preparar a sobremesa em casa de um jeito saudável e saboroso

Sorvete é uma delícia, ainda mais no calor! E a boa notícia é que não é complicado fazer versões saudáveis – e deliciosas – em casa. Tanto a versão de massa quanto o picolé têm ingredientes simples, e fáceis de encontrar. Usando a criatividade, você pode criar sabores diferentes e fazer versões menos calóricas e mais saudáveis que a industriais, que costumam ter gordura vegetal, manteiga…

Há inúmeras opções de massa: só com iogurte, com creme de leite fresco, com gemas de ovos, com leite condensado. A primeira coisa é escolher o sabor e procurar uma receita que tenha a base mais adequada ao seu objetivo (algo mais leve, mais doce, menos calórico, mais sofisticado para servir em um jantar…).

Alguns sorvetes caseiros levam liga neutra, que tem função emulsificante e promete mais estabilidade e durabilidade ao sorvete. Mas ela não é indispensável, e muitas receitas mais artesanais não levam esse ingrediente.

Se a ideia é preparar um picolé, basta fazer um suco de fruta natural bem concentrado, adoçar a gosto (pode ser com adoçante), colocar em forminhas e levar ao congelador. Se quiser dar cremosidade, acrescente leite, leite condensado, iogurte ou creme de leite.

Para incrementar as receitas tanto do picolé quanto da massa, acrescente pedaços de frutas, chocolate, coco e especiarias como canela, gengibre e hortelã. Isso deixa a sobremesa mais autêntica e saborosa! Outra dica é colocar o sorvete em potinhos de iogurte usados ou forminhas de gelo.

O segredo é fazer testes e experimentar novas combinações. Anote algumas dicas:

-  Picolés devem ser feitos com suco da fruta concentrado, sem água;

-  Quanto mais frutas misturar, mais saboroso vai ficar o sorvete;

-  Pedaços de frutas incrementam a receita;

-  Para dar consistência, use iogurte ou creme de leite fresco como base;

No Angeloni você encontra os melhores produtos para ter uma alimentação balanceada. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário