09/12/2014

Inglaterra: banquete digno da realeza

Veja como preparar ceia aos moldes da tradição inglesa, que inclui o peru

Manhã de Natal. Ao acordar, as crianças correm para abrir os presentes embaixo da árvore. Logo depois, é hora de preparar o almoço. Ao contrário do Brasil, onde a ceia da véspera é o momento mais importante, na tradição inglesa é o almoço do dia 25, que reúne a família e os amigos.

Para descontrair, Christmas Cracker, uma espécie de tubo de papel colorido e brilhante amarrado nas pontas. Dentro dele estão presentinhos, uma piada e traques, que fazem barulho ao se romper. “A piada, geralmente, é tão ruim que é até boa”, conta a inglesa Alison Reed, que vive há anos no Brasil, mas não abre mão de comemorar ao estilo inglês. “Depois, pegamos o que sobrou do cracker, abrimos o papel, colocamos na cabeça e almoçamos com ele ali, como uma coroa. Os convidados não entendem nada”, diverte-se.

Mas, se o clima é de bom humor e descontração, a refeição é bem sofisticada. “Queremos que tudo seja perfeito”, diz Alison. Nossa ceia inclui o porco assado com cravos, que divide a mesa com o prato principal: o peru, que nessa versão vem recheado com ameixas, bacon e nozes. “Sem dúvida, o peru é a estrela do nosso Natal. A partir do momento que ele está no forno, metade da festa está feita”, declarou o chef escocês Gordon Ramsay, famoso por seus programas de TV.

Os acompanhamentos são clássicos: batatas e couve-de-bruxelas. Os vegetais podem ser assados com o peru, no final do cozimento, para pegar o sabor do molho que se desprende da ave. Outro acompanhamento clássico –e uma ótima opção para os vegetarianos– é o Vegetarian Nut Loaf, bolo com vegetais e nozes que é a cara da festa inglesa.

Para terminar, o tradicional Christmas Pudding, uma espécie de bolo com frutas cristalizadas. Diz a tradição que é preciso colocar uma moeda (“six pence”) na receita, e quem pegar o pedaço com a moeda terá sorte no próximo ano.

Depois do banquete, mais uma tradição: reunir a família e esperar os votos de Feliz Natal da Rainha Elizabeth –ritual anual que acontece desde 1932, quando o rei George V fez o primeiro discurso. E só depois do pronunciamento real a festa está oficialmente encerrada. Mais britânico, impossível.

PERU COM RECHEIO DE AMEIXA

Rendimento: 15 porções
Confira o modo de preparo aqui
Dica do sommelier

Para acompanhar a refeição, a sugestão é o Prosecco Fili Extra Dry.  Trata-se de um prosecco de nível superior, elaborado pelo renomado produtor Sacchetto. Sua cor é amarelo palha, com borbulhas pequenas e constantes. No olfato, apresenta deliciosos toque  de flores brancas e frutas cítricas. No paladar, tem boa acidez com um final de boca suave.

VEGETARIAN NUT LOAF

(Bolo salgado de vegetais e nozes)

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

200 g de folhas de espinafre fresco

250 g de nozes

25 g de castanha de caju sem sal

½ cebola picada

1 cenoura ralada

200 g de tomate sem pele cortado em cubos

50 g de tomates secos em azeite, picados

1 ovo

100 g de queijo gruyère ralado

½ colher (chá) de sálvia seca

½ colher (chá) de hortelã fresca picada

1 e ½ colher (sopa) de salsa fresca picada

1 dente de alho esmagado

1 colher (chá) de caldo de legumes concentrado

Flocos de sal a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

Manteiga para untar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque as folhas de espinafre em água fervente, escorra bem e esprema toda a água. Pique o espinafre finamente e reserve. Coloque as nozes e a castanha de caju no processador de alimentos e pulse até que fiquem trituradas em pedaços pequenos. Apenas tome cuidado para não reduzi-los a pó. Em uma tigela grande, adicione todos os ingredientes, inclusive as castanhas e as nozes, e misture bem. Unte uma forma de pão com manteiga e forre com papel-manteiga. Despeje a mistura. Cubra com papel-alumínio e asse no forno preaquecido a 180 °C por cerca de 1 hora.

CHRISTMAS PUDDING

(Pudim de frutas cristalizadas)

Rendimento: 8 fatias

Ingredientes

150 g de uvas-passas pretas

150 g de uvas-passas brancas

150 g de ameixas picadas grosseiramente

125 ml de brandy ou conhaque

100 g de farinha de trigo

125 g de farinha de rosca fresca

150 g de manteiga

150 g de açúcar mascavo

1 colher (chá) de canela em pó

¼ de colher (chá) de cravo em pó

1 colher (chá) de fermento em pó

Raspas de 1 limão

3 ovos grandes

1 e ½ maçã descascada e ralada

2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

Coloque as passas e as ameixas em uma tigela com o brandy. Em seguida, cubra com filme plástico e deixe durante a noite para hidratarem. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes restantes. Unte uma forma com manteiga e coloque a massa, apertando bem. Em seguida, cubra com papel-alumínio. Cozinhe o pudim em uma panela grande em banho-maria. Adicione 4 dedos de água e deixe cozinhar por 5 horas, verificando o volume de água de 30 em 30 minutos para não secar. Acrescente água sempre que for necessário, mantendo o cozimento com 4 dedos de água até o final. Deixe esfriar e sirva. Se preferir, coloque na geladeira por um tempo e sirva gelado com acompanhamentos de frutas secas, figos, nozes e mel.

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni, edição especial Europa. Fotos: Rogério Voltan. Produção: Camile Comandini./Produção culinária: Janaina Resende./Peças usadas nas fotos: decoração da mesa: árvore de Natal e estrelas douradas, CECILIA DALE , pratos OXFORD, coroas, porta-velas e castiçais, IDEIA ÚNICA, taças azuis, DIVINO ESPAÇO, guardanapos, STAR HOME / foto do peru servido:  prato, OXFORD / foto Vegetarian Nut Loaf: enfeite dourado, TOK & STOK/ foto Christmas Cracker: pratos, OXFORD, guardanapo, STAR HOME, taça azul, DIVINO ESPAÇO, enfeite dourado, TOK & STOK/ foto Christmas Pudding: prato, ROBERTO SIMÕES, porta-velas, IDEIA ÚNICA.

Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android:http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário