07/10/2016

MASSA AROMÁTICA

Que tal surpreender no fim de semana com um nhoque light e sem glúten?

O almoço de domingo sempre pede uma massa, não é mesmo? Mas para inovar e, de quebra, ainda levar à mesa um prato delicioso e repleto de nutrientes, aposte no nhoque de mandioquinha com chia e amaranto ao pesto de rúcula.

Também conhecida como batata baroa, a mandioquinha torna a massa muito mais leve. Já os grãos poderosos dão o toque funcional à receita (a chia é fonte de fibras e ômega-3 e o amaranto é rico em ferro e cálcio). Para completar, o molho deixa a composição bem aromática. Fácil de fazer e a dieta ainda agradece! Veja a receita abaixo:

 

NHOQUE DE CHIA E AMARANTO COM PESTO DE RÚCULA 

(rende 6 porções)

 

Ingredientes

Para o nhoque

3 mandioquinhas (também conhecidas por batata baroa)

250 g de polvilho doce

250 g de farinha de aveia

3 colheres (sopa) de amaranto

3 colheres (sopa) de chia

1 ovo

300 ml de leite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Para o pesto

300 ml de azeite

½ maço de rúcula

½ xícara de castanha-de-caju ou xerém

1 dente de alho descascado

½ xícara de queijo parmesão

Sal a gosto

Pimenta rosa e folhas de manjericão para servir

 

Preparando o nhoque

Descasque as mandioquinhas, cozinhe até ficarem macias e amasse como purê. Em uma tigela, coloque os outros ingredientes do nhoque e misture bem a massa, amassando. O ponto deve ser macio, de modelar. Se necessário, acrescente mais leite ou mais farinha, para ajustar. Divida a massa em 8 pedaços, estique e corte em pequenos cubos. Ferva água em uma panela e aos poucos cozinhe os nhoques até boiarem. Retire da água com uma escumadeira. Reserve.

Preparando o pesto

No liquidificador ou no processador, bata todos os ingredientes (exceto a pimenta rosa e as folhas de manjericão) até obter um molho cremoso. Sirva com nhoque. Salpique pimenta rosa e folhas de manjericão antes de servir.

Receitas publicadas na revista Gastronomia – edição Grãos. Você acessa a edição completa aqui. Foto Rogério Voltan/ Produção Camile Comandini/ Culinarista Tatiana Damberg. Acesse todas as edições no app Angeloni para tablets (iOS Android).

No Angeloni você sempre encontra os melhores ingredientes para as suas receitas. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário