14/02/2014

Muito além da pilsen

Delicie-se com os diferentes tipos de cerveja, cada vez mais comuns nas prateleiras dos supermercados

Nem só da pilsen vive o universo das cervejas. Rico e diversificado, este mundo tem sabores diversificados, ótimos para quem deseja variar o paladar e conhecer novos sabores. A boa notícia é que, se antes ficava muito difícil encontrá-las no Brasil, hoje elas estão cada vez mais popularizadas por aqui. Conheça as cervejas mais comuns e veja dicas para harmonizá-las:

Weiss

Originária da Alemanha, leva maltes de cevada e de trigo. Tem aparência turva e amarelada. A graduação alcoólica varia de 4,5% a 5,5%. Combina com peixes, frutos do mar e queijos de casca branca. Algumas marcas conhecidas são Erdinger, Paulaner e Bohemia Weiss.

Draft

Popular nos Estados Unidos, dura bem mais do que os três meses comuns da cerveja porque, em vez de pasteurizada, é filtrada. A marca Miller é a mais consumida e tem menos de 5% de teor alcóolico. Vai bem com pizzas e snacks como amendoim e batata.

Pale Ale

De origem inglesa, tem maltes de cevada com intensidade de torrefação média, coloração acastanhada, paladar que lembra caramelo e leve amargor. O teor de álcool vai de 4% a 6%. Vai bem com carnes vermelhas. As marcas Old Speckled Hen e Eisenbahn Pale Ale são bem conhecidas.

Strong Ale

Essa cerveja de origem belga é encorpada e vai do amarelo-pálido (strong pale ale) ao marrom escuro (strong dark ale). Tem toques frutados e bem condimentados, e fica ótima se acompanhada por carnes de porco e queijos como roquefort e gorgonzola. A graduação alcoólica é de 6% a 9%.Entre as marcas importantes estão Duvel, Orval e Eisenbahn Strong Golden Ale.

Bock

Com aparência marrom avermelhada e origem na Alemanha, apresenta maltes de cevada com intensidade de torrefação média e alta. O gosto lembra aquelas balas toffee e caramelo. A graduação alcoólica vai de 6% a 7%. Beba acompanhado de frios como salaminho, copa e presunto cru. Baden Baden Bock e Kaiser Bock são as marcas mais conhecidas por aqui.

Dry Stout

Escura, essa cerveja tem o gosto mais seco e amargo, com um leve sabor de café. O teor alcoólico geralmente é médio, variando entre 5 e 6%. Beba com pratos grelhados e sobremesas à base de chocolate. Guiness é a marca mais conhecida!

Fruit Lambic

É uma ruiva bem saborosa nasceu na Bélgica e tem ingredientes como cereja ou framboesa. Sua aparência é vermelha e o sabor mais ácido, com presença das frutas. O teor alcoólico pode chegar a 7%. Harmonize com camembert, brie e sobremesas com leite ou chocolate. Entre as marcas relevantes estão Cantillon e Liefmans.

Trappiste

Cerveja rara de alta fermentação, produzida em alguns poucos mosteiros da Bélgica e Holanda. Geralmente, são fechadas com rolhas, e a fermentação continua na garrafa. Possui alho teor alcoólico alto, cerca de 8%.

No Clube Cervejeiro você encontra diversos tipos de cerveja dos mais variados países  Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário