11/11/2016

Muito além de tempero

O sabor único, as qualidades nutricionais e a versatilidade fazem do azeite de oliva extravirgem um dos ingredientes mais utilizados no mundo da gastronomia

Na culinária mediterrânea, ele impera soberano. O sabor, aroma e textura inconfundíveis do azeite de oliva são capazes de transformar até a mais simples das receitas em um prato glamoroso. Produzido a partir das azeitonas, rico em gorduras do bem, ele é extremamente versátil e, hoje, vai muito além de temperar saladas e fazer a famosa dupla com o bacalhau.

A coloração do azeite varia entre o dourado e o esverdeado dependendo do tipo de azeitona usada e do seu processo de fabricação. Os níveis de acidez também são diversificados e quanto menor for esse índice mais qualidade o azeite tem. O azeite extravirgem possui acidez menor que 0,8% e é exatamente por isso que é considerado de excelência e o que apresenta mais benefícios para a saúde.

Com o azeite de oliva extravirgem, os grandes chefs da gastronomia têm levado às mesas delícias que vão das entradas até as sobremesas. Duvida? Então faça e experimente as delícias que sugerimos abaixo.

PEIXADA DE DOURADO AO AZEITE

Ingredientes

1 quilo de dourado em postas

100 ml de azeite de oliva extravirgem

3 cenouras grandes cortadas em cubos

6 batatas médias cortadas em cubos

2 xícaras (chá) de abóbora cabotiá cortada em cubos

3 tomates cortados em rodelas

1 cebola grande cortada em rodelas

1 pimentão verde cortado em rodelas

1 pimentão vermelho cortado em rodelas

1 pimentão amarelo cortado em rodelas

Alho a gosto

Manjericão fresco a gosto

Alecrim fresco a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

200 ml de água (caso seja necessário)

Preparo

Cubra o fundo de uma panela grande com azeite e refogue levemente o alho. Ponha uma camada de batatas, abóboras e cenouras. Em cima dessa camada, faça outra com as postas do dourado. Em cima dela, uma camada de tomates e cebolas. A seguir, outra camada com os pimentões verde, amarelo e vermelho. Jogue por cima azeite a gosto, a pimenta, o sal e o alecrim. Continue fazendo as camadas. Primeiro as batatas, cenouras, abóboras. Depois tomate, cebola, pimentões. Cubra com azeite, alecrim, pimenta e sal. Tampe a panela e leve ao fogo (sempre baixo). Se for necessário, vá acrescentando água aos poucos. O peixe estará pronto no prazo de mais ou menos 1 hora. Decore com as folhas de manjericão.

PÃO DE AZEITE 

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

2 xícaras de farinha de trigo

1 tablete de fermento biológico

1 xícara (chá) de leite morno

1 colher (sopa) açúcar

1 colher (café) de sal

Preparo

Comece diluindo o fermento e o açúcar em meia xícara de leite morno e deixe essa mistura descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, adicione na mistura meia xícara de leite morno e o azeite, mexendo bem. A seguir, junte o sal e a farinha de trigo e vá misturando e fazendo movimentos como se fosse fazer uma bola. Em uma superfície lisa, polvilhe farinha de trigo e continue a enrolar a massa até que ela não grude mais nas mãos. Coloque essa “bola” em uma assadeira enfarinhada e deixe a massa descansar até que ela dobre de tamanho (mais ou menos 1 hora). Finalmente, polvilhe a massa com farinha de trigo, faça um “x” bem no centro da bola e leve para assar em forno preaquecido a 210 °C até o pão ficar dourado.

DOCINHO DE LEITE CONDENSADO E AZEITE

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem suave

1 gema de ovo

Chocolate branco granulado ou coco ralado

 Preparo

Em uma panela, antes de levar ao fogo, misture bem o leite condensado, o azeite e, a seguir, a gema de ovo. Leve ao fogo e mexa sem parar até a massa começar a desgrudar da panela. Desligue o fogo e espere esfriar. Com a massa totalmente fria, faça “bolinhas” – como se fosse um brigadeiro – e jogue no chocolate branco granulado ou no coco ralado.

No Angeloni você encontra vários tipos de azeites. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário