28/02/2014

Não perca o pique no Carnaval!

Às vésperas do folia, mostramos quais são os alimentos que dão disposição de sobra para encarar a maratona de festa

Esqueça os versos da famosa marchinha “Cachaça”: “Pode me faltar arroz, feijão e pão. Pode me faltar manteiga. E tudo mais não faz falta não”. Para aguentar a maratona do Carnaval, você precisa escolher os alimentos certos. Quais são eles? Os carboidratos, principal fonte de energia para o corpo!

Isso mesmo. Para ter pique de sobra na folia, não adianta comer apenas frango grelhado e salada. Nas refeições que antecedem as festas, inclua ao menos uma porção de pão, cereais, macarrão, arroz, batata ou mandioquinha, por exemplo. São estes alimentos que vão fazer seu organismo funcionar com a corda toda. E, se estiver de dieta, tudo bem. É só trocar o pãozinho, a massa e o arroz branco pelas versões integrais, que são mais saudáveis e têm menor índice glicêmico.

Invista nos carboidratos nas três principais refeições: café da manhã, no almoço e no jantar. Ovos e queijos são bem-vindos para completar o cardápio, assim como carnes leves, que não deixam o estômago “pesado”. Para os lanches, vale investir em frutas, que têm minerais e são ótimas para hidratar o organismo, e em alimentos como açaí e chocolate amargo – boas fontes de energia. Um suco detox, com couve, que auxilia na desintoxicação do fígado, é uma boa pedida.

E não custa dizer: evite alimentos gordurosos, como frituras, que prejudicam a digestão e podem dar aquela sensação de “moleza”, controle a ingestão de bebidas alcoólicas e beba bastante água.

Confira uma sugestão de cardápio pensada especialmente para os dias de folia:

Café da manhã

Invista em pães, queijos, ovos e coma uma porção de fruta com iogurte e cereais. Uma xícara de café vai bem!

 Almoço

Antes da festa, consuma alimentos ricos em carboidratos para ter pique! Seu prato deve ter uma porção de arroz, macarrão, batata, milho ou mandioca. Salada à vontade e um filé de frango, peixe ou carne magra completam a refeição pré-folia.

 Jantar

Aposte em alimentos leves e de fácil digestão. Vale um sanduíche natural de frango ou atum acompanhado de um suco detox com uma folha de couve-manteiga, ½ maçã com casca, raspas de gengibre, uma fatia de melancia e 250 ml de água.

 Dica: Não fique horas sem comer. Leve na bolsa barras de cereais, frutas desidratadas ou frescas (e consistentes, como maça, pera e ameixa). O açaí, rico em energia, também é uma boa pedida para os lanchinhos durante o Carnaval!

 No Angeloni você encontra as melhores opções para seu cardápio. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário