25/10/2012

O SABOR DO ACETO BALSÂMICO

Ele vem sendo utilizado cada vez mais na gastronomia atual

Muito utilizado para potencializar o sabor de diversos pratos, o aceto balsâmico é uma variedade de vinagre proveniente da Itália. Seu aroma característico e textura única são obtidos com o seu preparo, que se assemelha ao processo de fermentação dos vinhos, resultando em um sabor forte e agridoce.

O processo de fermentação do autêntico vinagre balsâmico envolve um longo período, que chega há durar dez anos. E é graças a seu aroma que ele é muito utilizado no preparo de molhos para saladas, seja para temperar legumes ou até mesmo para enriquecê-los a partir do fundo de cozimento. Vale ressaltar que sua presença na gastronomia atual passa também pelo preparo de carnes, peixes e frangos.

E para exemplificar o uso do aceto no preparo de pratos quentes, o Blog Angeloni separou uma receita deliciosa e elegante. Confira:

FILÉ MIGNON AO MOLHO DE ACETO BALSÂMICO  – 2 porções

 INGREDIENTES

  •  2 medalhões de file mignon (115g cada)
  •  Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  •  Quatro colheres (sopa) de aceto balsâmico
  •  Quatro colheres (sopa) de vinho tinto seco

 

MODO DE PREPARO

  1. Tempere os dois lados dos filés com sal e pimenta-do-reino.
  2. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque os filés na frigideira e sele cada lado por 1 minuto ou até que fiquem corados. Abaixe o fofo, acrescente o vinagre balsâmico e o vinho tinto. Tampe a frigideira e cozinhe por 4 minutos de cada lado. Cada vez que você virar os filés, regue-os com o molho de vinho.
  3. Retire os filés da frigideira. Ponha uma colher de sopa do molho sobre cada filé. Sirva imediatamente.

Deixe seu comentário