09/03/2012

ÓLEOS VEGETAIS: GORDURA DO BEM

Diferentemente da animal, a gordura presente nestes óleos podem fazer bem à saúde

Temos o costume de generalizar e afirmar que toda gordura é ruim e faz mal para o organismo. Porém, existem gorduras boas que exercem efeito protetor de doenças em nosso organismo. Esse é o caso dos óleos vegetais que são provenientes de sementes ou frutos. “O óleo nada mais é que uma gordura que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado líquido. Porém, como possuem ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados podem ser considerados mais saudáveis que a gordura animal”, explica Cecília Cesa, nutricionista e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No Brasil, os óleos mais encontrados nos supermercados são feitos à base das sementes de soja, amendoim, girassol, milho, canola, algodão e arroz. Isso sem contar o inconfundível azeite de oliva, produzido a partir da azeitona. Cada uma das sementes, entretanto, empresta características diferentes ao produto final. Os óleos de soja, de girassol e de milho, por exemplo, apresentam maior presença de ácidos graxos poliinsaturados. Porém cuidado, a gordura vegetal hidrogenada (fonte de gordura do tipo trans) pode tanto aumentar o colesterol LDL (“ruim”) como reduzir o HDL (bom). “Uma das palavras mais importantes em se tratando de nutrição é equilíbrio. Por isso devemos tomar cuidado com os excessos e aproveitar o que os óleos nos trazem de melhor”, enfatiza a também nutricionista e pesquisadora da UFSC, Vanessa Ceccatto.

Deve-se ainda incluir na dieta fontes de gorduras saudáveis e que muitas vezes são esquecidas. A gordura monoinsaturada pode ser consumida através de azeite de oliva. O tipo extra-virgem possui ainda propriedades antioxidantes. A linhaça, embora em menor dose comparada aos peixes, é um fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, além de ser rica em fibras solúveis e insolúveis. Para se beneficiar do óleo da linhaça, bata as sementes antes de consumir.

Na rede Angeloni você encontra uma grande variedade de óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, canola e gergelim de marcas conceituadas no mercado. É só escolher o seu preferido e aplicar de forma equilibrada em sua dieta!

Deixe seu comentário