26/09/2012

ORIGAMI DA GASTRONOMIA

As massas recheadas podem ser comparadas as famosas dobraduras de papel

É possível comparar um origami a um ravióli, capeletti ou conchiglioni? A resposta é sim, claro! A famosa técnica tradicional japonesa, que consiste em dobrar papéis criando diferentes formas, e a arte de moldar uma massa recheada tem muita coisa em comum! No origami tudo parte de uma folha de papel. Nas massas o ponto de partida é o ravióli, que consiste basicamente em dois pedaços sobrepostos com recheios, o equivalente a “duas folhas de papel”.

Costuma-se dizer, então, que toda massa recheada é um ravióli. A partir daí, uma infinidade de formas e dobraduras são reveladas: o capeletti nasce do ravióli quadrado, o tortellini tem origem no ravióli redondo e existe ainda o conchiglioni, que lembra uma concha. Existem diversas formas e tipos de cortadores disponíveis no mercado para este fim.

Vale ressaltar, ainda, que a receita da massa tradicional é igual para qualquer tipo de dobradura – a cada 100 gramas de farinha, uma gema – e que os recheios podem variar bastante, mantendo sempre uma consistência não muito líquida para não vazar.

Quer se aventurar na cozinha e preparar um verdadeiro origami recheado? O blog Angeloni te ensina:

Para o recheio do Capeletti:

  • 200g de carne moída temperada
  • 1 ovo.

Misture com a ajuda de um mixer até fica na consistência de um patê.

Para a massa:

  • 1 copo de requeijão de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • 1 pitada de sal.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Se preciso coloque mais farinha.

Polvilhe uma superfície com farinha, abra a massa com um rolo e apare as beiradas formando um quadrado. Com as aparas de massa dá p/ fazer mais uma leva repetindo o processo. Corte quadrados com cerca de 5 X 5cm (mais ou menos). Coloque um pouco de recheio e feche formando um triângulo. (recomenda-se molhar os dedos e passar nas bordas antes de fechar). Junte as pontas do triângulo e dobre para trás a pontinha que ficou para cima, formando o capeletti.

Coloque bastante água com sal para ferver e adicione os capelettis. Depois que eles subirem e ficarem boiando na superfície, deixe mais 2 minutos. É só servir com o molho de sua preferência.

Dica: Quanto mais fina ficar a massa, mais gostoso fica. É importante dizer que eles “crescem” bastante depois de cozidos.

Deixe seu comentário