27/08/2013

Papel-alumínio: a maneira correta de usar

Pode parecer indiferente, mas não é. O jeito certo de usar o papel laminado pode interferir na sua cozinha -e até na sua saúde

Algumas coisas são tão comuns no dia a dia da cozinha que nunca paramos para pensar se estamos fazendo do jeito correto, não é mesmo? Esse é o caso do papel-alumínio, geralmente usado para assar carnes e outros ingredientes no forno ou na grelha.

Saiba que, ao colocá-lo em cima do alimento, a parte mais brilhante é a que deve estar em contato com a comida -não o contrário, como muita gente faz. É  que o lado mais brilhante do papel possui um polimento especial, formando uma barreira que não deixa o alumínio entrar em contato com o alimento. O lado brilhante também é responsável por refletir as ondas de calor. Por isso, quando ele fica virado para o lado externo, o cozimento demora mais. A parte laminada virada para dentro também evita que a comida “grude” na folha.

Apesar de ainda não estar cientificamente comprovado que o papel-alumínio pode fazer mal à saúde, em altas doses, a contaminação por metais pesados faz mal à saúde. Por isso, é melhor evitar. Evite dar mais de uma volta, já que os líquidos que ficam entre as camadas também terão contato com o alumínio.

Deixe seu comentário