25/01/2018

PARA SUSPIRAR

A dacquoise recheada com mousses de limão e de pistache é refrescante e sofisticada, perfeita para fechar uma festa ao ar livre

Apesar do nome complicado, a dacquoise é um doce formado por finos discos de merengue intercalados com um creme doce. Neste caso, são dois: limão e pistache. O merengue tem textura estaladiça e delicada, o que o torna a base perfeita para a mousse. Para arrematar, a cobertura de pistache picado traz mais crocância ao doce e faz combinação perfeita com a mousse cítrica. Nesta versão, a sobremesa veio em porções individuais, mas você pode fazer uma torta grande.

Dacquoise de amêndoas com creme de limão e pistache

(Rende 4 porções pequenas)

PARA A MASSA

4 claras

50 g de açúcar refinado

150 g de açúcar de confeiteiro

150 g de farinha de amêndoas

 

PARA O CREME DE LIMÃO

1 lata de leite condensado

Raspas da casca de 2 limões

2 col. (sopa) de manteiga

3 col. (sopa) de creme de leite

 

PREPARANDO A MASSA

Bata as claras em neve na batedeira. Adicione o açúcar refinado e bata até firmar. Fora da batedeira, adicione o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas com delicadeza. Em uma forma forrada com papel-manteiga untado, espalhe a massa em uma altura baixa e asse no forno em temperatura média (180°C) até a massa firmar e dourar levemente as bordas. Corte os discos de massa com um cortador redondo, ou com um copo. Separe cuidadosamente e deixe esfriar.

 

PREPARANDO O CREME DE LIMÃO

Misture o leite condensado, as raspas e a manteiga. Cozinhe até obter uma espessura de brigadeiro de enrolar. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem. Após esfriar, despeje em um bico de confeitar ou saco plástico para alimentos e utilize na montagem.

 

PREPARANDO O CREME DE PISTACHE

Repita o processo de preparo do creme de limão, substituindo as raspas pelo pistache.

 

MONTAGEM

Monte cada dacquoise a partir de uma base de disco de massa. Distribua o creme de pistache com a ajuda do saco de confeitar, espalhando em círculo ou fazendo gotas. Apoie outro disco sobre o recheio e distribua o creme de limão. Finalize com uma camada fina de um dos cremes e pedaços de pistache picado.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Cardápios para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário