04/04/2014

PEIXES E VINHOS: DUPLA PERFEITA NA PÁSCOA

Brancos, tintos ou rosés. Saiba como acertar na hora de combiná-los com as estrelas do cardápio do feriado

A Páscoa está chegando, você vai preparar um delicioso peixe e bateu aquela dúvida sobre qual vinho servir. Nós te ajudamos. Para acertar na harmonização, é preciso observar não apenas o tipo de pescado, mas também os temperos usados, os molhos e sobretudo a maneira de preparação, ou seja, se ele será assado, grelhado, ensopado ou cru. É que tudo isso influencia na escolha da bebida.

Uma dica básica para não errar é: pratos leves vão bem com vinhos leves. Por isso, de um modo geral, qualquer tipo de vinho branco vai bem com peixe. Mas, se os ingredientes tiverem sabores mais fortes, como pimentão e azeitonas pretas, ou forem fritos, vá de Sauvignon Blanc ou um vinho verde português.

 A ideia é apostar nos tintos? Escolha os menos encorpados e com poucos taninos. Algumas uvas que dão origem a vinhos menos tânicos são Beaujolais, Pinot Noir,  Valpolicella e Merlot. Vale lembrar que os pratos com bacalhau, estrelas do cardápio de Páscoa, ficam bem gostosos quando acompanhados de tintos.

 Boa pedida, os rosés acompanham bem peixes com temperos caprichados, versões grelhadas e pratos com carne de siri, como as tradicionais casquinhas. Já os espumantes são uma opção bacana para acompanhar peixes crus. Se você vai investir na culinária japonesa para celebrar o almoço de Páscoa, pode ficar com os tipos Brut, ótimos para servir com sashimis ou temakis.

 Na Adega Angeloni você encontra os melhores vinhos do mercado. Visite nosso site e confira as opções:

Deixe seu comentário