13/10/2015

Por dentro dos orgânicos

Veja detalhes e saiba qual é a melhor maneira de consumi-los

Mais aroma, mais sabor, mais nutrientes. Quando se fala em alimentos orgânicos, a lista de “mais” só cresce. No que diz respeito à saúde, o mais importante é que eles evitam problemas relacionados à ingestão das substâncias químicas presentes nos agrotóxicos. E com isso eles beneficiam também o meio ambiente, uma vez que o solo fica livre dos pesticidas. É uma grande cadeia, e da sua saúde ao meio ambiente, todo mundo só tem a ganhar.

A boa notícia é que a produção desses alimentos têm crescido ano a anos. De acordo com o Ministério da Agricultura, entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, a quantidade de agricultores que optaram pela produção orgânica passou de 6.719 para 10.194, um aumento de cerca de 51,7%. A região Sul está em segundo lugar com o maior número de produtores (2.865).

E não são apenas frutas e legumes que podem entrar na sua cesta. Há hoje uma grande variedade de grãos e massas com o selo. Geleias, arroz, açúcar e até achocolatados, são alguns exemplos  de produtos orgânicos.

E você pode conferir abaixo algumas dicas para saber escolher o melhor alimento para suas refeições:

* De olho nos selos certificadores

Para saber se um alimento é realmente orgânico, busque na embalagem um selo certificador. Há várias instituições independentes que fazem este tipo de trabalho.

* Os não orgânicos são mais “bonitos”

Isso ocorre porque uma das finalidades do uso dos agrotóxicos é torná-los maiores, mais coloridos e vistosos, mas não se engane. Além de boa parte ser água, o orgânico, mesmo menor e às vezes mais “feinho”, é mais saboroso e aromático.

* Programe-se para comer os produtos da época

Como o cultivo é feito de maneira natural, os orgânicos serão encontrados de acordo com a época de cada alimento. Por isso, é mais difícil encontrar uma grande variedade de frutas e legumes disponíveis quando se busca pelo orgânico. Vale lembrar que, comparado a um alimento que não recebeu nenhum tipo de agrotóxico para durar mais, os orgânicos tendem a ter maior durabilidade também.

* Não têm agrotóxicos e têm mais nutrientes

Eles fazem bem à saúde justamente por isso. Não contêm agrotóxicos, que podem causar vários males, e há quem diga que isso concentra seus nutrientes. Essa forma de cultivo faz deles muito mais amigos do meio ambiente.

No Angeloni você encontra os melhores alimentos para tornar ainda mais saudável e saborosa a refeição da sua família. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário