26/02/2020

Pudim de caju fresco com calda de cachaça de engenho e crocante de castanha-de-caju

Não há quem resista a um pudim. Para tornar esta sobremesa ainda mais encantadora, adicionamos caju natural em sua composição. E esta receita tem ainda a praticidade de ser feita sem a necessidade de ir ao forno. Basta bater os ingredientes no liquidificador e colocar nas forminhas que a gelatina sem sabor se encarrega de estruturar a massa. A calda de cachaça de engenho e o crocante feito com a castanha-de–caju arrematam a sobremesa com seus sabores, além de conferir outras texturas.

Ingredientes

RENDIMENTO: 12 unidades

PARA A CALDA

200 g de açúcar

1 xícara (café) de cachaça de engenho

PARA O PUDIM

4 cajus

350 ml de água

2 sachês de gelatina em pó incolor, sem sabor

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

PARA AS LASCAS DE CARAMELO

1 xícara (chá) de açúcar

1/ 2 xícara (chá) de água

1/ 2 xícara (chá) de castanha-de-caju picada

PREPARANDO A CALDA

Em uma panela pequena ou frigideira antiaderente, misture o açúcar com a cachaça e leve ao fogo até formar um caramelo. Distribua em forminhas de 8 cm de diâmetro e 5 cm de altura.

PREPARANDO O PUDIM

Bata os cajus com 300 ml da água e coe. Reserve. Em uma tigela pequena refratária, dissolva a gelatina na água restante e deixe hidratar por alguns minutos. Coloque a tigela no fogo em banho-maria mexendo sempre, até que dissolva completamente. No liquidificador, junte o suco coado, a gelatina dissolvida, o creme de leite e o leite condensado e bata levemente. Distribua entre as forminhas caramelizadas e leve para gelar por no mínimo 6 horas.

PREPARANDO O CARAMELO

Unte uma superfície lisa (tipo mármore ou granito) com óleo ou manteiga para jogar o caramelo ou use uma assadeira virada ao contrário, forrada com papel-manteiga. Reserve. Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo. Mexa até dissolver o açúcar. Pare de mexer e deixe no fogo até obter uma calda cor de caramelo clara. Rapidamente, jogue as castanhas picadas e misture com cuidado. Despeje sobre a superfície untada. Espere esfriar e, com a ajuda de uma espátula fina, vá quebrando os pedaços. Guarde os cacos de caramelo em um pote hermético. Na hora de servir, desenforme os pudins e sirva com a calda e com o caramelo.

Deixe seu comentário