05/09/2016

SABOR COR-DE-ROSA

Aromáticos, suaves e com tonalidades incríveis, os vinhos rosé combinam com vários pratos e são ideais para serem saboreados na meia-estação 

Se na hora de preparar um jantar ou almoço especial surge aquela dúvida de qual vinho servir, o rosé é quase sempre uma boa opção. Delicados e aromáticos, estes vinhos têm a capacidade de se harmonizar com quase todo tipo de prato, e podem estar presentes do começo ao fim da refeição.

Perfeitos para todas as estações do ano, mas especialmente nesta época, em que o calor começou a aparecer, mas ainda não está tão quente, os rosés são o equilíbrio impecável entre o tinto e o branco – o que não significa que sejam uma “mistura” dos dois.

Para que se obtenha um determinado tipo de rosé, é necessário respeitar o tempo exato em que a casca da uva permaneça em contato com o mosto (sumo de uvas frescas que ainda não passaram pelo processo de fermentação).

Dependendo do tipo de uva e da fermentação em que foram elaborados, os rosés apresentam tonalidades de cores que vão desde um rosa pálido até tons super avermelhados.

Entre as uvas mais usadas, estão a nobre Cabernet Sauvignon (cor intensa e alto teor de tanino), a Chardonnay (uvas brancas), a Grenache (apresenta vários aromas, desde framboesa até damasco) e a Merlot (destacam-se os aromas de ameixa, baunilha e até de café), entre outras.

Veja algumas harmonizações:

Peixes na brasa

Caldeirada de frutos do mar

Casquinha de siri

Paella valenciana

Escabeche de peixe

Mariscos

Queijos curados

Risotos

Carne magra grelhada

Pratos bem temperados ou picantes

Bastante consumidos na Europa em pleno verão e à beira mar sob o sol quente das praias americanas, os rosés podem ser colocados no balde de gelo para ficar ainda mais refrescantes.

Veja algumas sugestões de rótulos da nossa adega:

 

Vinho Chileno ESTAMPA Syrah Cabernet Sauvignon Rose Reserva Garrafa 750mlVinho Chileno Estampa Syrah Cabernet Sauvignon Rosé: de produção limitada, é elaborado a partir da mistura de uvas vermelhas. Sedoso ao paladar, se distingue pelo aroma de frutas como cereja e amora.

 

Vinho Espanhol PENASCAL Rose Garrafa 750mlVinho Espanhol Penascal Rosé: delicado e refrescante, sobressai por sua cor-de-rosa framboesa. O aroma intenso é marcado pelas notas de frutas vermelhas silvestres.

 

Vinho Australiano DE BORTOLI Family Selection Rose Shiraz Garrafa 750mlVinho Australiano De Bortoli Rosé Shiraz: frutas vermelhas, como morango e framboesa, e nuances de algodão doce se harmonizam no aroma deste vinho. Suave ao paladar, agrada também por sua cor rosa brilhante.

Vinho Argentino ETCHART Rose Malbec Garrafa 750mlVinho Argentino Etchart Rosé Malbec: com aroma de perfume de flores, como rosa e madressilva, e notas de frutas vermelhas. Delicado, mas intenso, sua temperatura ideal é de 10° a 12°C.

No Angeloni você encontra os melhores rótulos para sua adega. Visite nossas lojas ou compre pelo site.

Deixe seu comentário