10/10/2012

SARDINHA GOURMET

Valorizada, ela é saborosa e benéfica para a saúde.

 

A sardinha sempre foi vista como um peixe de segunda classe sendo, muitas vezes, desvalorizada em comparação com outros. Porém, isso vem mudando e atualmente ela é considerada um prato gourmet, chegando a ser mais até mesmo mais apreciada que o salmão.

Rica em proteínas, vitaminas e diversos minerais – como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, ômega 3, vitaminas B6, B12 e sódio – a sardinha, tanto fresca quanto congelada ou em conserva, vem sendo utilizada por chefs renomados no mercado e muitas pessoas estão procurando o prato para celebrar a cultura e a descendência portuguesa, já que este peixe tem um forte laço com a gastronomia lusitana.

Ficou com vontade? O blog Angeloni separou uma receita especialmente para vocês degustarem o melhor da sardinha! Bom apetite!

 REFOGADO DE SARDINHA CREMOSO COBERTO DE MASSA FOLHADA

INGREDIENTES

  •  2 latas de Filé de Sardinha em Óleo
  •  1 cebola média picada
  •  2 batatas médias cortadas em cubos (300g)
  •  1 xícara (chá) de ervilha cozida ou em conserva
  •  3 colheres (sopa) de mostarda
  •  meia xícara (chá) de creme de leite
  •  sal e pimenta do reino a gosto
  •  150g de massa folhada laminada
  •  gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Aqueça o óleo dos Filés de Sardinha e doure a cebola. Junte a batata, a ervilha, a mostarda e o creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto. Junte os Filés de Sardinha. Distribua o refogado entre 4 tigelinhas refratárias (com cerca de 10cm de diâmetro e 350ml de capacidade) e reserve até esfriar. Enquanto isso, corte a massa folhada em 4 quadrados de cerca de 12/13cm. Cubra cada tigelinha com um “quadrado” de massa folhada, de maneira que as laterais caiam. Aperte a sobra da massa contra a borda da tigelinha, para que não desgrude quando estiver assando. Pincele a gema pela superfície da massa e leve ao forno médio-alto preaquecido (200ºC), por cerca de 30 minutos ou até a superfície dourar.

Rendimento: 4 unidades / Tempo de Preparo: 15 minutos / Tempo de Cozimento: 45 minutos

Dicas:

Use tigelas refratárias ou ramekin – pequeno prato refratário de cerâmica ou porcelana, com laterais retas, que serve para assar suflê ou outro prato salgado no forno, para servir de forma individual. Use massa folhada laminada.

Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lúcia  Gomensoro

Deixe seu comentário