07/01/2013

Segredos para grelhar os alimentos preservando sabor e nutrientes

como fazer grelhados

Grelhar é uma técnica culinária de cozinhar os alimentos através de calor seco, seja em fogo mais direto (como em churrasco), no fogão com frigideiras ou em chapas.

Embora esta técnica dispense o uso de óleo, no caso de carnes brancas e frutos do mar que costumam grudar na frigideira recomenda-se pincelar azeite ou untar com manteiga. A gordura da carne dá a ela mais sabor, mas avalie e corte excessos.

Na verdade, não existem muitos segredos para se ter um bom grelhado; é basicamente um: a superfície tem que estar superquente. No caso de frigideiras ou chapas, certifique-se disso jogando algumas gotas de água. Se elas começarem a pular ou correr pela superfície, está na temperatura certa.

Legumes e vegetais são mais fáceis de grelhar. Transformam-se em ótimos acompanhamentos e incrementam as saladas. Mas o tempo de cozimento varia – a cenoura ou brócolis, por exemplo, demoram mais do que a abobrinha e o pimentão.

Já as carnes requerem alguns cuidados para que a gordura e o suco perdidos naturalmente no cozimento não as deixem secas.

PINÇA: UTENSÍLIO INDISPENSÁVEL

 

pinça para grelhar

É aqui que entra o melhor amigo para garantir grelhados suculentos. Não se fura a carne com garfo, nem se pressiona para baixo. Utilize uma pinça para virar o alimento. Nesse momento de selagem, o furo e a pressão aumentam a perda do suco e as chances de ficar com a carne dura e ressecada.

É importante também não deixar o alimento cozinhar dentro de líquido. Evite colocar muitas postas ou bifes ao mesmo tempo e ficar mexendo (além de esfriar a superfície, vai liberar muito caldo). Vire uma vez só, controlando o tempo de cozimento – três a cinco minutos de cada lado, dependendo do ponto que você gosta. O melhor é fazer, em frigideira grande, no máximo duas de uma vez, mantendo boa distância entre elas e o fogo de médio alto para alto.

O ideal é salgar a carne apenas depois de selada. O sal intensifica a perda de água e nutrientes e compromete o sabor da carne quando preparada com muita antecedência. Tende a ficar com gosto de sal, e não de carne.

Para ter o grelhado perfeito, a carne deve estar em temperatura ambiente ao iniciar o preparo e, antes de cortar, o descanso de pelo menos cinco minutos depois de retirada da frigideira é regra.

Bons grelhados e uma alimentação mais saudável para você!

Deixe seu comentário