14/12/2017

TENDER CERVEJEIRO

Inove no preparo do tender com um molho à base de cerveja IPA; para dar sorte, o tradicional arroz com lentilhas acompanha

O tender é um clássico das festas de fim de ano. Além de ser a garantia de uma carne macia e saborosa, com seu aroma defumado, é perfeito na companhia de frutas. Esta receita inova na adição da cerveja IPA, que confere um amargor ao molho, além de harmonizar perfeitamente com o blueberry. Para acompanhar, o arroz com lentilhas ganha charme temperado com pimenta-síria, cominho e canela em pó. As cebolas caramelizadas coroam o prato com sabor tostado –sem contar que, para quem acredita, lentilha é sinal de boa sorte!

Arroz com lentilhas e cebolas douradas – Por Rita Atrib | Buffet Petit Comitê

Rende 4 porções

INGREDIENTES

80 g de lentilha

750 ml de água

Sal a gosto

200 g de cebola

40 ml de azeite

200 g de arroz branco

1 pitada de pimenta-síria

1 pitada de cominho em pó

1 pitada de canela

 

PREPARO

Cozinhe as lentilhas na água com um pouco de sal até ficar “al dente” e reserve com a água do cozimento. Refogue a cebola no azeite até dourar e reserve a cebola. Refogue o arroz no azeite usado para dourar as cebolas. Acrescente os condimentos e coloque a lentilha com a água do seu cozimento. Acerte o sal. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. Quando o arroz estiver cozido, sirva com as cebolas douradas por cima.

 

Tender na cerveja IPA com blueberries – Por Ghee Banqueteria

RENDE 6 PORÇÕES

 

INGREDIENTES

1,4 kg de tender desossado

1 pacote de cravos-da-índia

200 g de cebola picada

100 g de manteiga

400 ml de água (2 copos)

500 ml de cerveja IPA

200 g de blueberries

 

PREPARO

Faça cortes superficiais no comprimento e na largura do tender e espete os cravos-da-índia. Em uma panela, doure a cebola na manteiga, sele o tender e adicione um copo de água (200 ml). Quando ferver, retire do fogo e leve ao forno preaquecido a 170 °C. Deixe assar por 30 minutos, regue com a cerveja e deixe assar por mais 10 minutos. Retire o tender do forno e reserve. Adicione mais um copo d’água na assadeira, raspe o fundo e coloque tudo em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver. Retire do fogo, coe e acrescente os blueberries. Fatie o tender e sirva em uma travessa com o molho.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – edição Cardápios para Celebrar. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg.

 No Angeloni, você encontra tudo o que precisa para suas receitas. Compre pelo site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário