14/03/2014

Tenha uma horta em casa

Confira dicas para fazer temperinhos, hortaliças e legumes brotarem no quintal -ou até na varanda

Se você pensa que ter uma horta em casa ou no apartamento é difícil, engana-se. Até quem tem pouca prática na jardinagem e pouco espaço pode fazer temperinhos e hortaliças frescas brotarem na cozinha, na sacada ou no quintal. Como? Tudo começa pela escolha do lugar. Os mais adequados são aqueles que permitem exposição ao sol de quatro a cinco horas por dia -sem isso, dificilmente eles conseguirão ter um desenvolvimento pleno.

O segundo passo, não menos importante, é a escolha das espécies a serem cultivadas. Em apartamentos, por exemplo, os temperos costumam adaptar-se bem. Dá para plantar de tudo: cebolinha, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, salsinha e tomilho. Caso queira diversificar, rúcula, agrião, alface, almeirão, beterraba, cenoura também costumam se adaptar a pequenos espaços.

Taí um ótimo jeito de deixar sua casa mais verde e a sua alimentação mais saudável, com produtos fresquinhos e orgânicos. Veja passo a passo para realizar esta empreitada:

Preparando a terra

Para que a horta tenha sucesso, utilize a seguinte proporção: uma parte de terra vegetal para uma parte de areia e uma parte de adubo orgânico. Os vasos não podem ter menos de 20 cm de profundidade, precisam ter furos abaixo e uma camada de pedra (argila expandida) e areia ao fundo para drenar o excesso de água.

 Plantando

Também é importante respeitar o máximo de duas espécies, de mesmo porte, por vaso. Mesmo assim, vale pesquisar antes sobre a espécie que deseja plantar. Algumas plantas, como a hortelã, precisam ser plantadas sozinhas, pois têm uma raiz muito agressiva, que prejudica o crescimento das plantas vizinhas. Existem basicamente duas formas de se fazer o plantio. A primeira, mais demorada, é feita aplicando diretamente as sementes no solo (o que vai bem para vegetais como a cenoura e a beterraba). A outra acontece a partir do plantio de mudinhas, mais prática para espécies como alface e escarola. Quando for comprá-las, dê preferência às que têm certificação.

Na hora de plantar, faça um buraco na terra de aproximadamente 1 cm de profundidade e coloque a muda. Depois, cubra e pressione bem a terra para desfazer os bolsões de ar.

Regando

Depois de escolher o local, preparar o solo e fazer o plantio das mudas ou sementes, é necessário disciplina na hora de regar. Não existe uma fórmula em relação à quantidade de água. A dica é checar se a terra está úmida. Para isso, perfure a terra com o dedo. Se ele sair com terra, é sinal de umidade. Se continuar limpo, é sinal de que a terra está seca. No verão e em dias quentes recomenda-se regar até duas vezes ao dia e, no inverno e em dias frios, apenas uma, evitando encharcar a terra. É importante que as regas sejam feitas sempre no início da manhã e no fim do dia, evitando o meio-dia e os horários com o sol mais forte.

Seguindo nossas recomendações, sua horta caseira começará a produzir em 15 dias!

Deixe seu comentário