21/11/2012

TOMATE CONFITADO

Deixe suas receitas ainda mais saborosas e requintadas.

Você sabe o que é “confit”? Trata-se de uma técnica de conservação realizada na própria gordura dos alimentos. Inicialmente ela foi criada com o objetivo de conservar carnes, na época em que não existia refrigeração. Atualmente, porém, a arte de confitar pode ser aplicada a outros alimentos, como o caso do tomate, cada vez mais utilizado desta forma por chef´s renomados no Brasil e no mundo.

Os tomates confit, ou confitados, são feitos em baixa temperatura e por longo período no forno ou fogão e são ideais para acompanhar uma fatia do seu pão preferido, para a montagem de uma bruschetta ou ainda para acompanhar uma massa em substituição ao molho.

Gostou da ideia? O blog Angeloni te ensina como preparar esta delícia. Depois, é só escolher em que prato utilizá-lo!

TOMATE CONFITADO – chef Alex Caputo

INGREDIENTES

  • 1 quilo de tomate cereja
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • pimenta do-reino moída a gosto
  • sal a gosto
  • 1/2 colher de chá de vinagre balsâmico
  • 1 e 1/2 copo de azeite de oliva extra-virgem

 

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno em 80ºC. Corte os tomates no sentido do comprimento e tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar e vinagre. Cubra com o azeite. Transfira os tomates para um refratário deixando a casca para baixo. Coloque sobre os tomates o líquido temperado que ficou na tigela. Leve ao forno para assar por cerca de 90 minutos. Deixe esfriar dentro do forno e guarde num pote de vidro, na geladeira, com todo o líquido que sobrar na assadeira.

Dica: corte pães ciabatta ao meio e, depois de grelhá-los rapidamente com um pouco de azeite de oliva, passe rapidamente uma cabeça de alho no pão ainda quente. Coloque tomates confitados sobre o pão e finalize com fatias de mussarela de búfala. Uma entrada perfeita!

Deixe seu comentário