25/07/2019

Torta crocante de castanha-do-pará com maçã e caramelo

A castanha-do-pará é considerada um alimento funcional pois, além de nutrir, faz bem à saúde com sua concentração de fibras e gorduras “do bem”. Nesta receita, utilizamos a castanha in natura na farofinha da torta, apenas picada, preservando seus nutrientes. A calda de caramelo vem coroar esta delícia intensificando os aromas do recheio.

 

RENDIMENTO: 1 torta média

INGREDIENTES

PARA A MASSA

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

4 colheres (sopa) de açúcar

⅓ de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente

1 ovo

Manteiga e farinha de trigo para untar

PARA O RECHEIO

6 maçãs raladas

Suco de 1 limão

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de farinha de trigo

¼ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de cravo em pó

½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada

PARA A CALDA DE CARAMELO

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de suco de maçã

1 creme de leite em caixinha (200 g)

PREPARO

PREPARANDO A MASSA

Misture os ingredientes secos. Acrescente a manteiga com os dedos, fazendo uma farofa. Adicione o ovo e amasse até a massa ficar compacta. Se necessário, adicione água ou farinha para ajustar a consistência, que deve ser macia, mas sem desmanchar. Abra a massa com um rolo e forre uma forma redonda de torta (cerca de 20 cm) untada com manteiga e farinha.

PREPARANDO O RECHEIO

Disponha as maçãs raladas em um refratário e regue com o suco de limão e o açúcar mascavo. Coloque essa mistura sobre a massa. Em uma tigela, faça uma farofa amassando a manteiga com a farinha, o açúcar, o cravo, a canela e a castanha-do-pará. Cubra a torta com a farofa e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180 °C). Asse por cerca de 40 minutos, ou até a cobertura dourar. Sirva com a calda de caramelo.

PREPARANDO A CALDA

Misture em uma panela o açúcar e o suco e leve ao fogo. Deixe ferver por alguns minutos, até adquirir um tom dourado. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Sirva morna.

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Sabores Intensos. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário