01/08/2019

Tortéis de abóbora com molho de gorgonzola e rúcula

Clássico da culinária italiana, o tortéi é uma massa recheada com pasta de abóbora e queijo com um toque de canela. No Brasil, ele é muito consumido na Serra Gaúcha. Seu aspecto é similar ao de um ravióli, podendo ter formato quadrado ou triangular. Nesta versão, a massa vem com um potente molho de gorgonzola e rúcula, que une o adocicado e o salgado do queijo ao amargo do vegetal. As amêndoas tostadas dão um charme à finalização do prato e conferem crocância.

INGREDIENTES

PARA O RECHEIO

500 g de abóbora seca

3 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de muçarela ralada

1 colher (chá) de canela em pó

Sal a gosto

PARA A MASSA

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo

½ xícara (chá) de semolina

2 ovos

Sal a gosto

Água, o quanto baste

PARA O MOLHO

1 xícara (chá) de amêndoas em lascas

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

500 ml de creme de leite fresco

200 g de gorgonzola

Sal a gosto

Folhas de ½ maço de rúcula

PREPARO

PREPARANDO O RECHEIO

Cozinhe a abóbora em água fervente até ficar macia. Escorra, amasse e misture à manteiga e ao queijo. Adicione canela e sal e use para rechear os tortéis.

PREPARANDO A MASSA

Misture as farinhas, os ovos e o sal. Amasse e vá acrescentando a água aos poucos até a massa ficar macia, homogênea e elástica. Deixe descansar por 30 minutos e abra com a ajuda de um rolo ou de uma máquina de massas. Faça as tiras de massa e distribua pequenas porções do recheio ao longo da massa, com espaço de ao menos 3cm entre elas. Unte as bordas com água e tampe com outra peça de massa. Corte no formato desejado e amasse as bordas com um garfo. Cozinhe em água fervente por 3 minutos e sirva com o molho de gorgonzola.

PREPARANDO O MOLHO

Em uma panela larga, toste as amêndoas até dourar. Reserve. Na mesma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha. Deixe dourar em fogo baixo. Quando adquirir um tom dourado claro, despeje o creme de leite e mexa até espessar levemente. Adicione o gorgonzola e deixe derreter. Ajuste o sal. Na hora de servir, salpique a rúcula picada e as amêndoas sobre os tortéis com molho.

Dica: para reforçar o sabor do gorgonzola, salpique pequenas lascas do queijo na finalização do prato

Receita publicada na revista Gastronomia Angeloni – ed. Sabores Intensos. Fotos: Rogério Voltan/ Produção: Camile Comandini/ Culinarista: Tatu Damberg

Deixe seu comentário