03/10/2014

Um convite aos sentidos

O perfume da cozinha marroquina aguça o paladar e tem o cuscuz como uma estrela

 

Impossível pensar em comida marroquina e não associar sua imagem ao cuscuz, os delicados flocos de sêmola de trigo que acompanham todas as refeições. Assim também é para a chef Ariela Doctors, que comanda a cozinha do restaurante Tanger, em São Paulo. Filha de marroquina, aprendeu desde cedo a cozinhar com sua mãe e traz na memória afetiva um mingau doce que a avó preparava utilizando cuscuz, açúcar e canela. “Era um prato muito reconfortante, bastante doce e perfumado, como a maioria das receitas marroquinas.” Com um cardápio heterogêneo e rico em especiarias, esse perfume vem de cascas, raízes, frutas secas e flores que fazem parte da rica comida marroquina. Bastante tradicional por lá, o ras el hanout é um blend de especiarias que pode ter de 5 a 25 variedades de temperos, onde se destacam a hortelã, o limão e a laranja desidratados, e estão sempre à mão na hora de preparar outro prato bem popular no país, as tajines.

Os guisados de carnes e legumes são cozidos em recipientes cerâmicos com bonitas tampas cônicas, que também recebem o nome de tajine. Ariela explica que a tampa tem esse formato para permitir que o alimento cozinhe com o próprio vapor. Mas os cozidos também podem ser preparados em panelas convencionais para serem apenas servidos nesses recipientes.

No Marrocos, até mesmo as entradas esbanjam aromas e sabores adocicados, como a salada de cenoura e queijo feta que abre o nosso cardápio. Temperada com mel e especiarias, como semente de cominho, páprica e canela, é sem dúvida uma nova forma de servir esse legume. Seguimos com um cuscuz royal, com frutas secas, amêndoas, sementes de romã e coalhada seca para acompanhar nossos pratos principais. As almôndegas de cordeiro têm sabor marcado pela pimenta-da-jamaica e o perfume do cominho, além do frescor das folhas de hortelã. Opção para quem não come carne vermelha, a tajine de frango com grão-de-bico e limão é uma receita clássica e vem enriquecida com tâmaras secas, alho e o ras el hanout.

Para terminar essa refeição que reverencia o cuscuz, preparamos uma versão doce do prato, como na receita da avó da chef, mas com frutas vermelhas, calda de flor de laranjeira e um toque de iogurte de ovelha que fará toda a diferença. Confira nossas receitas e conheça melhor esse mundo de aromas delicados e sabores marcantes.

CUSCUZ ROYAL

(cuscuz MARROQUINO com coalhada seca)

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

Caldo de vegetais

RENDIMENTO: 500 ml

Ingredientes

2 cenouras em rodelas

1 cebola em pedaços

1 aipo em pedaços

1 tomate em cubos

500 ml de água

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe os vegetais na água por 40 minutos em fogo baixo e coe.

Cuscuz

Ingredientes

250 g de cuscuz marroquino

240 ml de caldo de vegetais

2 colheres (sopa) de manteiga

Raspas da casca de 1 laranja

½ xícara de uvas-passas

½ xícara de amêndoas em lascas e tostadas

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Coalhada temperada

Ingredientes

100 g de coalhada seca

Folhas de hortelã a gosto

Azeite a gosto

2 colheres (sopa) de sementes de romã

Modo de preparo

Coloque o cuscuz em uma tigela e reserve. Ferva o caldo de vegetais em uma panela e despeje sobre o cuscuz. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Adicione a manteiga e mexa com um garfo até derreter. Junte as raspas de laranja, as uvas-passas e as amêndoas e misture bem. Reserve. Tempere a coalhada com a hortelã, o azeite e as sementes de romã. Sirva como acompanhamento do cuscuz. Use sementes de romã para decorar. Sirva a seguir.

 

TAJINE DE FRANGO COM GRÃO-DE-BICO

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

Ingredientes

Azeite a gosto

500 g de frango em pedaços

300 g de grão-de-bico

200 ml de caldo de vegetais (receita acima)

½ xícara de tâmaras sem caroço e picadas

1 cabeça de alho

2 colheres (chá) de canela em pó

2 colheres (chá) de cravo-da-índia em pó

2 colheres (chá) de pimenta-do-reino moída

2 colheres (chá) de sementes de coentro moída

Sal a gosto

1 limão siciliano

Salsinha para finalizar

Modo de preparo

Em uma tajine (certifique-se de que a sua panela pode ir ao fogo, algumas são apenas decorativas. Neste caso, use uma panela normal), aqueça o azeite e doure o frango. Retire da tajine e reserve. Na mesma panela, coloque o grão-de-bico, o caldo de vegetais, as tâmaras e os dentes de alho com casca. Coloque o frango sobre a cama de grão-de-bico e salpique com os temperos secos. Tampe e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até o grão-de-bico ficar macio. Corte o limão ao meio e doure em frigideira. Use o limão e a salsinha para decorar. Leve à mesa na panela.

 

CUSCUZ DOCE COM FRUTAS VERMELHAS

RENDIMENTO: 4 PORÇÕES

Ingredientes

250 g de cuscuz marroquino

250 ml de água

1/2 xícara de açúcar

4 estrelas-de-anis

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de canela em pó

50 g de framboesas

50 g de amoras ou blueberries

1 maço de hortelã picado

Iogurte de ovelha

Calda de flor de laranjeira para servir

Modo de preparo

Coloque o cuscuz em uma tigela e reserve. Em uma panela, leve ao fogo a água, o açúcar e o anis. Assim que ferver, despeje sobre o cuscuz. Tampe a tigela e deixe o cuscuz hidratar por cerca de 5 minutos. Adicione a manteiga, mexendo com um garfo. Em seguida, salpique a canela. Junte as frutas e a hortelã picada. Sirva com uma colherada de iogurte de ovelha e com a calda de flor de laranjeira.

Reportagem da revista Gastronomia Angeloni, edição África e Oceania. Texto: Marcelo Katsuki /Fotos: Cacá Bratke /Produção: Camile Comandini. Produção culinária: Tatiana Damberg / Peças usadas nas fotos: talheres, lanterna com flores e colher da tajine, ISHELA/ copos azuis, pratos estampados e travessa de laranja, REGATTA CASA/ guardanapo, ROUPA DE MESA/ tecido na mesa da tajine e no cuscuz e talheres da salada, KATMANDU / copo vermelho e prato prata, L’OEIL/ lanterna da foto da laranja, IDEIA ÚNICA.

Nossas revistas também estão disponíveis no nosso aplicativo para tablets nos sistemas iOs: http://bit.ly/1oyYb8C e Android: http://bit.ly/1lSoV26

Deixe seu comentário